Um anúncio feito pelo Governo Federal no fim do ano passado deixou muitos brasileiros na expectativa de uma renovação do Auxílio Emergencial. Mas, para fins de esclarecimento adiantamos que até o momento o governo não tem pretensão de ressuscitar o programa.
Veja também: Cartão do Auxílio Brasil de R$400: Saiba se você tem direito
Os novos pagamentos são retroativos e estão beneficiando os pais solteiros chefes de família que não receberam as cotas duplas do programa em 2020. Na época, apenas as mães solteiras receberam o benefício dobrado de R$ 1.200.
A Caixa Econômica Federal ainda fará novos pagamentos do benefício. O primeiro lote já foi liberado no dia 13 de janeiro e beneficiou mais de 820 mil pais solteiros do grupo ‘extracad’, ou seja, que se inscreveram no programa por meio dos canais digitais.
A intenção é atender cerca de 1,3 milhão de homens em situação de vulnerabilidade que não receberam as cotas duplas durante a vigência do programa. Desta forma, mais de 450 mil pais solteiros ainda devem ser contemplados.
O benefício extra pode ser considerado um acerto de contas entre o governo e o pais solteiros. Isso porque, foi o presidente da república, Jair Bolsonaro, que vetou o público masculino de receber as parcelas dobradas.
Diante disso, em junho do ano passado o Congresso Nacional conseguiu reverter a situação, ampliando o direito as cotas duplas aos homens chefes de família. Mas vale ressaltar que estão sendo consideradas apenas as primeiras cinco parcelas do Auxílio Emergencial concedidas em 2020.
Então, no que se refere aos valores do benefício retroativo, pode variar de acordo com o número de parcelas – considerando as cinco primeiras – que o pais receberam em 2020. Logo:
Para verificar se tem direito ao retroativo do Auxílio Emergencial, o pai solteiro pode realizar uma pelo site da Dataprev. Basta: