O auxílio emergencial primeiramente é depositado nas contas poupanças sociais digitais no Caixa Tem e, após alguns dias, é liberado para saques em espécie e transferências. No entanto, alguns beneficiários não podem aguardar o período estabelecido pela Caixa Econômica para ter acesso ao auxílio.
Assim, eles podem usar outros métodos para conseguir movimentar o valor. A plataforma disponibiliza uma série de serviços que podem ser utilizados com o dinheiro adicionado. Entre eles estão as compras online, que podem ser realizadas com o cartão de débito virtual, o pagamento de contas e boleto, entre outros.
Porém, para aqueles que desejam de fato ter o dinheiro em mãos antes da liberação pela Caixa, é possível transferir o benefício por um boleto emitido em outro banco. Essa operação é a chama depósito por boleto.
Em síntese, o cidadão emite esse boleto e paga na opção de pagamentos no Caixa Tem. Veja como fazer:
Outra forma de antecipar o saque do auxílio emergencial, é utilizando os recursos do PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Por meio dele, é possível transferir o benefício para uma outra conta, com titularidade diferente.
Isso porque, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o saldo transferido para uma conta de mesma titularidade poderia ser debitado para saldar dívidas do beneficiário, tirando o objetivo de apoiar os cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Confira a seguir como fazer o procedimento pelo PIX:
Mais um novo prazo foi liberado para contestação do auxílio emergencial 2021. E o prazo já está se encerrando – termina no sábado (24).
Pedidos para contestar a negativa podem ser feitos então até ás 23h59 do sábado (24).
Quem perder este prazo pode ter dificuldades para contestar a decisão e receber os valores.
Por isso, fique atento e conteste a decisão o quando antes, caso tenha tido o benefício negado.
Entre muitas discussões e críticas sobre qual seria o valor, datas para saque do auxílio emergencial e número de parcelas adequadas o governo já está iniciando o calendário da 4ª parcela.
Ao todo serão quatro parcelas, com valores que podem variar de R$ 150 a R$375. Veja: