Para você, o que é família? Essa é uma pergunta que costuma gerar respostas muito diferentes de acordo com as mais distintas pessoas. Mas para o Cadúnico, o conceito é muito simples: é o conjunto de indivíduos que moram em uma mesma casa. E isso tem impacto direto no recebimento do Auxílio Brasil.
Para quem ainda não sabe, o Cadúnico é a lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. São brasileiros que precisam de algum tipo de ajuda. Para entrar no Auxílio Brasil é preciso ter um perfil neste documento. caso contrário, não vai poder pegar esse dinheiro de nenhuma forma.
Mas o fato é que mesmo depois do início dos pagamentos do Auxílio Brasil, muita gente ainda tem dúvidas sobre o Cadúnico. Uma dessas questões circulou nesta semana nas redes sociais. “Moro ao lado da minha mãe, em casas distintas. Eu tenho um Cadúnico e ela tem outro. Isso pode dar algum problema?”, questionou uma internauta.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é não. Essa cidadã não vai ter problema porque o conceito de família do Cadúnico não tem relação com sangue, e sim morar dentro de uma mesma casa. Não interessa se a sua mãe é sua vizinha ou mora em outro estado. Se ela está em outra residência, então ela faz parte de outro núcleo familiar.
Mas se a sua mãe mora na sua casa, então ela está em uma mesma família. Nessa situação, então apenas uma delas vai poder ganhar o Auxílio Brasil. Isso porque, de acordo com dados do próprio programa, o Governo Federal não vai poder liberar mais de um benefício para o mesmo Cadúnico, ou seja, não há um acúmulo.
Há uma situação importante em toda essa história. A composição familiar faz toda a diferença no valor da renda per capita. Isso porque o número de indivíduos que vivem em uma mesma casa precisa fazer parte dessa equação.
E vale lembrar que a renda per capita define quem são as pessoas que podem ou não receber o Auxílio Brasil. É importante frisar que o limite máximo é de R$ 210 atualmente. Um pouco maior do que era visto no antigo Bolsa Família: R$ 178.
De acordo com o Ministério da Cidadania, não há uma espécie de limite de pessoas dentro de uma mesma casa. Pode ser uma, duas, quatro, dez ou vinte. Na essência, o que importa é que todos eles sejam registrados.
Segundo as regras, para entrar no Cadúnico apenas uma pessoa precisa ir até o local da inscrição. Essa cidadã precisa ser preferencialmente uma mulher e ela deve levar consigo os documentos de cada um dos membros da família.
Vale sempre lembrar que não é permitido mentir no Cadúnico. Quem faz isso está cometendo um crime de falsificação de documento oficial do Governo. Então é preciso ter muito cuidado e não esquecer de inscrever ninguém.
É que de acordo com relatos, não é raro ver famílias que deixam de cadastrar algum indivíduo da casa para evitar que a renda per capita cresça. Além de crime, essa prática pode tirar a vaga de uma pessoa inocente.