A Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério da Cidadania fizeram parceria para auxiliar quem teve o benefício emergencial de R$ 600 negado. A parceria começa a valer nesta segunda-feira, 22 de junho. Com ela, quem teve o pedido negado poderá contestar na Defensoria local, sem precisar judicializar o processo.
A parceria foi feita para auxiliar em casos em que o cadastro foi negado por causa de desatualização nos dados. Por isso, para fazer a contestação é necessário ter os documentos atualizados em mãos, para comprovar que está dentro dos requisitos para receber o auxílio de R$ 600. A Defensoria Pública faz o atendimento de graça.
De acordo com a DPU, a medida permitirá que esses casos sejam analisados individualmente e, se possível, solucionados. Nos últimos dados divulgados. mais de 42 milhões de brasileiros tiveram o cadastro negado. O atendimento, gratuito, deve ser feito preferencialmente pela internet, para evitar aglomerações.
Entre os casos que podem ser solucionados pela DPU estão desempregados que na base de dados ainda constam como empregados. A DPU aconselha que o atendimento seja feito por telefone, WhatsApp ou e-mail. O contato da Defensoria de cada cidade está disponível no site oficial do órgão. O site também lista os documentos necessários para indexar na mensagem ou e-mail.
Se necessário, o cidadão pode ser chamado para uma unidade presencial da Defensoria Pública da União.