Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: usuários relatam mensagens erradas de suspensão

O Governo Federal está se preparando neste momento para começar a quinta rodada de pagamentos do seu Auxílio Brasil. No último mês de fevereiro, algo em torno de 18 milhões de pessoas receberam o benefício em questão. Alguns usuários que tinham recebido o dinheiro em janeiro acabaram se surpreendendo com a chegada de uma mensagem.

De acordo com relatos de beneficiários, essa notificação chegou através do app do próprio Auxílio Brasil. Essa mensagem dizia que o programa seria suspenso para a determinada conta por causa do recebimento do chamado Seguro Defeso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo menos é o que diz o texto.

Acontece, no entanto, que essas pessoas afirmam que nunca chegaram a receber nenhuma parcela desse projeto. Então, em tese, elas não teriam que ter nenhum tipo de suspensão dessas contas do Auxílio Brasil. Foi justamente por isso que o recebimento desta notificação acabou gerando muito estranhamento.

Para quem não sabe, o Seguro Defeso é um benefício que vai para pescadores artesanais que ficam proibidos de pescar durante o período da piracema na região em que eles vivem. Durante este intervalo de tempo, eles passam a ganhar esse dinheiro do INSS para compensar a perda de renda no momento.

A regra geral do Palácio do Planalto é fazer com que essas pessoas que estão recebendo o Seguro Defeso não peguem o dinheiro do Auxílio Brasil. Acontece que se entende que pelo menos durante este intervalo eles não precisam dessa ajuda do Governo Federal. Quando a quantia previdenciária chegar ao fim eles voltam para o projeto assistencial.

Problemas

Quem não está recebendo o Seguro Defeso afirma que essa é uma situação complicada. Mas pelo menos de acordo com as informações de bastidores, o que dá para dizer é que todos eles só passaram mesmo por um susto.

Isso quer dizer portanto que embora eles venham recebendo essas mensagens de suspensão, eles ganharam o dinheiro do Auxílio Brasil normalmente. Foi apenas um erro no sistema de operações do aplicativo.

Mas caso você realmente tenha recebido a mensagem e não tenha recebido nada, então está na hora de entrar em contato com o Ministério da Cidadania. A ideia aqui é tentar entender o que aconteceu especificamente com a sua conta.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 14,5 milhões de brasileiros receberam o benefício na ocasião.

O número de usuários do programa só aumentou mesmo a partir de janeiro de 2022. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram na folha de pagamento do benefício desde o início deste ano.

Ainda não dá para cravar quantas pessoas poderão entrar para o projeto neste mês de março. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que a ideia central agora é tentar manter a fila de espera para o programa zerada. Mas não há garantia de que isso vai realmente acontecer.