Neste mês de agosto, a Caixa Econômica Federal depositou o saldo do Auxílio Brasil nas contas de mais de 20 milhões de brasileiros de todas as regiões. Esta foi a primeira vez que os usuários receberam o valor mínimo de R$ 600. Nesta segunda-feira (22), foi a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0.
Em tese, todas as mais de 20 milhões de pessoas que receberam o dinheiro do benefício neste mês de agosto, estão automaticamente garantidas nos repasses de setembro. Assim, não é preciso se preocupar com nenhum tipo de renovação da inscrição. O sistema do Ministério da Cidadania reconhece os indivíduos que precisam receber.
De todo modo, a continuidade na folha de pagamentos do programa social depende também do respeito às regras de permanência do Ministério. Quem segue respeitando todas as normas, permanece recebendo. Por outro lado, caso o cidadão já não respeite mais alguma das exigências, pode ter o benefício bloqueado entre os meses de agosto e setembro.
O Ministério explica que o sistema do Governo Federal costuma realizar revisões constantes nos dados dos usuários do programa social. O objetivo é justamente saber se as pessoas ainda cumprem todas as regras de entrada. Nesse sentido, é importante que o cidadão confira com frequência as informações do seu perfil no app do Auxílio Brasil.
Em caso de bloqueio ou cancelamento, o Governo Federal usará o aplicativo para anunciar o motivo da suspensão da conta. Desta forma, o cidadão poderá entender o que aconteceu e poderá buscar resolver a pendência para voltar a receber o benefício o mais rapidamente possível. O app do Auxílio Brasil está disponível para download gratuitamente.
Do mesmo modo que usuários podem ser excluídos do programa social, novos beneficiários também poderão ser selecionados. O Ministério da Cidadania ainda não divulgou o número de novas entradas, mas é provável que elas aconteçam.
Dessa forma, se o cidadão cumpre todas as normas de entrada no projeto e ainda assim não foi selecionado, ele terá uma nova chance de fazer parte do programa no próximo mês de setembro. A confirmação também é dada através do app do Auxílio Brasil.
Para ter direito ao projeto é necessário ter um perfil ativo e atualizado no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 210. Mesmo quem respeita todas as regras, ainda precisa esperar pela seleção do Ministério da Cidadania.
Como dito, esta segunda-feira (22) marca o último dia para a liberação do Auxílio Brasil neste mês de agosto. Quem tem NIS final 0 já pode movimentar a quantia através do sistema do app do Caixa Tem ou mesmo pelo cartão oficial do programa.
Em agosto, o Governo Federal decidiu antecipar o calendário de pagamentos do programa social já para a primeira quinzena. Normalmente, os repasses aconteciam sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Veja como ficou o calendário do mês atual:
9 de agosto: Usuários com NIS final 1 (já pago)
10 de agosto: Usuários com NIS final 2 (já pago)
11 de agosto: Usuários com NIS final 3 (já pago)
12 de agosto: Usuários com NIS final 4 (já pago)
15 de agosto: Usuários com NIS final 5 (já pago)
16 de agosto: Usuários com NIS final 6 (já pago)
17 de agosto: Usuários com NIS final 7 (já pago)
18 de agosto: Usuários com NIS final 8 (já pago)
19 de agosto: Usuários com NIS final 9 (já pago)
22 de agosto: Usuários com NIS final 0 (pago hoje)