Mais um grupo de usuários do Auxílio Brasil está liberado para receber o saldo do programa nesta segunda-feira (17). Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o dinheiro está na conta destes usuários desde as primeiras horas desta manhã.
A situação deste grupo é especificamente diferente da que é vista pelos demais. Desde setembro, o Governo Federal está antecipando os repasses dos usuários que recebem nas segundas. Nestes casos, as liberações estão acontecendo desde o sábado anterior. Assim, mesmo que o dia oficial de pagamentos para quem tem NIS final 4 seja nesta segunda (17), as pessoas já podiam movimentar o saldo desde o sábado (15)
Seja no final de semana, ou hoje, o fato mesmo é que o cidadão pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através dos novos cartões do programa. O Ministério da Cidadania indica que mais de 7 milhões de dispositivos já estão nas mãos nos usuários, ou ao menos já estão à caminho. Quem não tem o novo cartão, pode movimentar o saldo através do dispositivo do antigo Bolsa Família.
Caso o indivíduo não tenha nenhum cartão, também não há problema. Ele pode movimentar o saldo através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e fazer compras no sistema de débito online. Também é possível gerar um código para saque, que permite que o cidadão retire a quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Vale lembrar que os usuários têm um prazo de 120 dias, isto é, quatro meses para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil. Neste meio tempo, o cidadão não é obrigado a usar toda a quantia de uma só vez. Contudo, ele precisa fazer alguma movimentação, mesmo que simples, para provar que ele precisa do saldo.
Para este mês de outubro, o plano inicial do Governo era iniciar os pagamentos do programa apenas no dia 18. Contudo, a pasta decidiu antecipar os repasses já para o dia 11. Assim, as liberações tiveram início ainda na última semana.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos para este mês de outubro:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0
Embora o calendário tenha sido antecipado, o fato é que todas as regras para as datas de repasses foram mantidas. Segue valendo a ideia de que o cidadão precisa se basear no seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21,1 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de outubro. A pasta indica que este é o maior número de atendidos da história do programa.
Oficialmente, o benefício faz pagamentos mínimos de R$ 400 por família. Entretanto, depois da aprovação da PEC dos Benefícios pelo Congresso Nacional em julho, o Governo conseguiu aumentar os valores para um patamar mínimo de R$ 600 por família.