Estamos a apenas a algumas semanas do início dos repasses de fevereiro do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial do programa, a ideia é começar os pagamentos do benefício no próximo dia 14. Como de costume, as liberações irão começar primeiro para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.
Mas mesmo com a proximidade desses pagamentos, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tema. Afinal de contas, o que dá para saber até agora sobre a quantidade de indivíduos que irão entrar no programa em fevereiro? De acordo com o Ministério da Cidadania, essa resposta ainda é um mistério. Pelo menos até este momento.
Tomando como base os dados do próprio Ministério, o que se sabe é que em janeiro cerca de 17,5 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Brasil. Esse número foi um recorde. De acordo com as informações oficiais, cerca de 3 milhões de pessoas entraram no programa entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
Só que não se sabe ainda se esse número vai seguir o mesmo em fevereiro. Provavelmente não. Isso porque sabemos que estamos falando de um programa volátil. Então todos os meses novos usuários entram e saem dos pagamentos. Mas ainda não dá para cravar nenhum tipo de número relacionado a essa movimentação até aqui.
Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que está ciente desta situação. De acordo com ele, o Governo Federal vai trabalhar para continuar zerando a fila de espera do projeto. Mas ele também deixou claro que eles irão continuar trabalhando dentro dos limites daquilo que o orçamento estaria permitindo.
É importante lembrar que a fila de espera é o lugar para onde vão as pessoa que possuem o direito de receber o Auxílio Brasil, mas que mesmo assim não estão recebendo nada. São brasileiros que estão esperando a abertura de novas vagas para entrar.
No início deste ano, o Governo Federal garantiu que zerou essa fila de espera. E isso realmente foi verdade. Acontece, no entanto, que essa lista cresceu desde então. Então neste momento, mais gente está esperando por essas vagas.
Essas pessoas querem saber se elas estão garantidas nos pagamentos de fevereiro. A resposta é não. Não há garantia de que elas poderão entrar no benefício. Então vai ser preciso esperar para saber o que o Governo Federal vai decidir.
Existem algumas opções nesse sentido. A primeira é o Planalto cumprir o que prometeu e seguir zerando a fila de espera por completo. Se isso acontecer, então todo mundo que está nesta lista vai automaticamente receber o montante em fevereiro.
Mas há ainda a opção de inserir só uma parte dessas pessoas. Neste sentido, o Governo poderá fazer uma seleção entre os usuários que estão nesta fila de espera e escolher apenas alguns deles para entrar no programa em fevereiro.
E há ainda a possibilidade de não se escolher ninguém. Assim, o Governo seguiria pagando neste mês o benefício apenas para as pessoas que receberam em janeiro. Essa, no entanto, é uma opção menos provável no momento.