Atualmente, mais de 20,6 milhões de famílias recebem o benefício do Auxílio Brasil. Os pagamentos referentes ao mês de setembro começam na próxima segunda-feira (19). O valor mínimo do benefício é de R$ 600 até dezembro. Só neste mês, o investimento será de R$ 12,47 bilhões.
A distribuição do benefício ocorre segundo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), sem considerar o número após o hífen. Conforme o cronograma de setembro do programa de transferência de renda, os pagamentos seguirão até o dia 30.
O pagamento mensal do Auxílio Brasil é concedido para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No entanto, ainda é necessário se enquadrar nas regras de elegibilidade, sendo elas:
Além desses critérios básicos, existem três possibilidades de entrar no Auxílio Brasil, segundo o Ministério da Cidadania. Confira:
Vale ressaltar que o Nordeste é a região com o maior número de famílias atendidas, com cerca de 9,58 milhões. Em seguida, vem o Sudeste com 6,11 milhões e o Norte com 2,48 milhões. Depois, vem as regiões Sul com 1,37 milhão e por fim o Centro-Oeste com 1,08 milhão.
Os beneficiários podem consultar os pagamentos pela central de atendimento do Ministério da Cidadania, no número 121, ou da Caixa Econômica Federal, no número 111.
Também é possível consultar as informações pelos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem. Ambas as plataformas digitais estão disponíveis para Android e iOS.
Confira o calendário de setembro do Auxílio Brasil: