O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial do programa, nesta quarta-feira (26) é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 7. São brasileiros que irão receber, pelo menos, o montante de R$ 400 neste mês de janeiro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os usuários do programa estão começando a receber o cartão de acesso ao benefício. Esses dispositivos estão sendo enviados pelos Correios. Quem ainda não recebeu, não precisa se preocupar. Isso não significa que há um problema com a conta. Basta seguir movimentando o dinheiro através dos meios digitais.
O fato é que ainda não há um prazo para o recebimento destes dispositivos. É que existe uma série de variantes nesta questão. O Governo depende do processo de fabricação destes cartões, da Caixa, do Ministério da Cidadania e até mesmo dos Correios. Então eles estão preferindo não estipular nenhum tipo de prazo.
Na prática isso quer dizer que ainda não dá para saber quando todos os 3 milhões de novos usuários irão receber esses cartões. Pode ser que o Planalto os entregue hoje ou pode ser que eles passem meses para conseguir entregar os dispositivos. Aos usuários, a única saída é esperar. Não existe nenhum tipo de solicitação neste sentido.
O que se sabe até aqui é que neste primeiro momento apenas as pessoas que entraram neste mês de janeiro no Auxílio Brasil é que poderão pegar esse dinheiro agora. Quem estava no ano passado não vai pegar esse dispositivo novo. Poderá seguir, portanto utilizando o cartão do antigo Bolsa Família. Ele segue funcionando.
O fato é que ainda não há nenhum prazo para a desativação do cartão antigo. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, quem tem o dispositivo do Bolsa Família pode seguir usando ele normalmente.
Basicamente os dois cartões fazem as mesmas operações. Então o Governo Federal entendeu que não haveria a necessidade de fazer uma troca desses dispositivos. Quem tinha o antigo, portanto, pode seguir usando ele sem maiores problemas.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o cartão do Auxílio Brasil vai chegar no endereço que as pessoas registraram no Cadúnico. Então não adianta ficar esperando para que ele chegue na sua casa nova se você não mudou essa informação por lá.
Quem mudou de endereço e não fez a atualização dessa informação no Cadúnico tem um problema agora. Isso porque mesmo que você corra até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) agora, provavelmente o sistema não vai atualizar a tempo.
Nesta semana, aliás, o Governo Federal está seguindo com mais pagamentos do seu Auxílio Brasil. Neste momento, sabe-se que três grupos ainda não receberam o montante deste primeiro mês do ano. São aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8, 9 e 0.
Ao todo, estima-se que cerca de 17,5 milhões de brasileiros estejam recebendo o Auxílio Brasil neste começo de ano. São indivíduos que estão no Cadúnico e que obedecem aos limites de renda. Esse patamar pode mudar de acordo com o passar do tempo.