O crédito consignado do Auxílio Brasil se refere a uma nova oportunidade de empréstimo para quem recebe o benefício do antigo Bolsa Família. A iniciativa foi aprovada no dia 17 de março através da Medida Provisória 1.106, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Agora, a novidade é que a modalidade também irá contemplar quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Veja mais informações sobre essa novidade.
Devido a metodologia da modalidade de crédito, o valor contratado é descontado da própria folha de pagamento do programa social.
Cabe salientar que a medida conta com o apoio do ministro da Cidadania, João Roma, e tem como objetivo ajudar as famílias beneficiárias a ter acesso a um crédito com juros baixos.
Embora o empréstimo tenha sido anunciado no Diário Oficial da União do dia 17 de março, ainda não está disponível para ser solicitado pelos beneficiários.
Nas últimas semanas, centenas de usuários se reuniram para realizar uma campanha nas redes sociais. Usuários do Auxílio Brasil usaram a caixa de comentários dos perfis oficiais do Ministério da Cidadania para clamar pela liberação do consignado.
Os cidadãos usaram hashtags e pediram para que o Governo desse uma explicação para o atraso nas liberações do crédito. Na ocasião, o perfil oficial do Ministério da Cidadania garantiu que o crédito estava em construção.
Embora exista apelo popular pela liberação do consignado, membros da oposição no Congresso afirmam que a ideia do Governo Federal poderia ser perigosa. Os parlamentares alegam que a contratação do crédito poderia contribuir para um maior endividamento dos brasileiros.