Direitos do Trabalhador: Notícias e Informações

Auxílio Brasil: Governo diz que ainda está emitindo 3 milhões de cartões

O Governo Federal já concluiu a primeira leva de pagamentos do ano de 2022 do seu Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de pessoas receberam o benefício no último mês. Em comum: todas elas estão no Cadúnico e obedecem também a todas as outras regras do programa em questão.

O primeiro pagamento do ano já foi e mesmo assim os cartões do Auxílio Brasil ainda não foram entregues para os usuários. Neste semana, o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses repasses, explicou o que está acontecendo. De acordo com eles, esses dispositivos ainda estão sendo produzidos.

Eles disseram também que irão entregar mesmo os 3 milhões de cartões. Pelo que se sabe até aqui, apenas os usuários que entraram no programa em janeiro é que irão poder pegar esse dispositivo. Pelo menos é isso o que ficou decidido pelo Governo Federal para este primeiro momento. É o que se sabe.

E as demais pessoas? Ainda tomando como base as informações do Ministério da Cidadania, todos os outros irão poder continuar usando o cartão antigo sem maiores problemas. Pelo que se sabe até aqui, os dois possuem as mesmas funções. Não há prazo de validade do cartão antigo. Ele segue valendo.

Falando em limite de tempo, não há uma data para a entrega dos cartões novos para os usuários novatos. O Governo está evitando falar sobre isso. O que se sabe mesmo é que essa entrega vai acontecer pelos Correios. Não é preciso fazer qualquer tipo de solicitação. O cartão vai chegar na casa de maneira automática.

Não tenho cartão, como usar o dinheiro?

Caso você seja um usuário que está entre os 3 milhões que entraram no programa em janeiro e ainda assim não recebeu o cartão, não há com o que se preocupar. É possível movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil de outras formas.

Para quem ainda não sabe, dá para usar o montante através do app do Caixa Tem. Por lá, é possível fazer pagamentos de boletos, realizar algumas compras e até transferência da quantia para uma outra conta através do PIX.

Também é possível gerar uma espécie de código para saque do dinheiro. Essa é uma opção que vai para as pessoa que querem tirar a quantia em espécie mas não possuem o cartão do programa em mãos ainda.

Essas possibilidades acima são válidas não apenas para os usuários que entraram no programa em janeiro. De acordo com o Ministério da Cidadania, tudo isso vale também para as pessoas que estão há mais tempo no projeto e que não possuem nem o cartão novo e nem o antigo.

O Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro de 2021. De acordo com as informações oficiais, naquele primeiro momento apenas os usuários do antigo Bolsa Família puderam pegar a quantia.

Só mesmo a partir de janeiro de 2022 é que o programa tomou a sua forma turbinada. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de brasileiros receberam pelo menos R$ 400 neste primeiro mês do ano.