Nesta semana, a partir da próxima sexta-feira, 18 de março, começa o pagamento da parcela de R$400 do mês de março para os beneficiários do Auxílio Brasil. Na oportunidade, receberão o benefício os cidadãos cadastrados com o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
O Auxílio Brasil é o programa que visa substituir o Bolsa Família. Por conta disso, o novo benefício, implantado na atual gestão do presidente Jair Bolsonaro, manteve as datas de depósitos do antigo programa. Sendo assim, o recebimento acontece de acordo com o fim do Número de Inscrição Social (NIS).
Os repasses do Auxílio Brasil iniciaram dia 17 de novembro, mesmo dia em que o governo liberou a última parcela do auxílio emergencial, instituído em razão da pandemia de Covid-19. Em dezembro, o governo federal começou a pagar a todos os beneficiários um valor mínimo de R$ 400.
Para participar do programa de distribuição de renda, a família deverá:
Estes são os dois grupos possíveis para participar do Auxílio Brasil. No entanto, ambos precisam tem como pré-requisito que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único, com dados atualizados dentro de, ao menos, dois anos.
Assim que estes quesitos se completam, o cidadão entra na fila de espera para que ocorra a análise do Ministério da Cidadania e a liberação de recursos.
Por isso, é sempre importante lembrar que não basta cumprir com os critérios de renda. Deve-se estar atento aos demais detalhes.
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil do mês de março já está definido. Veja as datas:
Além de esperar pela notificação do governo via Correios, a família também poderá acessar os seguintes aplicativos:
Nestes, então, é possível verificar as informações sobre os benefícios que a família terá direito ou não, além das quantias que receberá.
Ademais, estes aplicativos serão muito úteis e importantes para a família que recebe o benefício. Isto é, já que pelo app Caixa Tem é possível: