Beneficiários do Auxílio Brasil que foram incluídos no programa a partir de novembro de 2021, começaram a receber no último mês um novo cartão bancário. Ao todo, 3,2 mil ferramentas foram emitidas, sendo distribuídas gradualmente pelos Correios.
Não é necessário solicitar o novo cartão, pois a distribuição é gratuita e, embora as novas ferramentas estejam sendo repassadas, as mesmas não desvalidam o cartão do antigo Bolsa Família.
Cerca de 6,6 milhões de famílias devem ser contempladas com o novo cartão. A distribuição é escalonada e não há um calendário de entrega, mas o beneficiário pode acompanhar a distribuição nos seguintes canais:
Após receber o cartão do programa social, o responsável familiar poderá utilizá-lo para fazer compras pelo débito automático ou realizar saques nos terminais da Caixa Econômica Federal, além dos caixas eletrônicos da rede Banco24h.
Para cadastrar o novo cartão, o responsável familiar deve ligar para o Atendimento Caixa Auxílio Brasil, pelo telefone 111. Na prática, será necessário informar os números do cartão, do NIS, do RG e do CPF.
Após realizar esse procedimento, será necessário ir até uma lotérica ou agência da Caixa com o documento de identificação em mãos. Para isso, será preciso informar o local que fará o “Cadastramento/recadastramento”.
Até o momento, o Auxílio Brasil continua sendo pago com o valor mínimo de R$ 400. Entretanto, a intenção do Governo Federal é ampliar esse valor em R$ 600 nos próximos meses. O projeto está sendo discutido na PEC do Combustível.
A proposta foi aprovada na última semana no Senado Federal e segue para avaliação na Câmara dos Deputados. Caso receba seja liberada, o benefício do programa social será repassado com novo valor entre agosto e dezembro deste ano.
O novo cartão do Auxílio Brasil já está sendo distribuído aos beneficiários do programa. De acordo com o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de unidades do cartão já foram emitidas. A nova ferramenta, que vem com diversas novidades, está sendo liberada gradualmente aos brasileiros.
As novidades da ferramenta se tratam do chip incluso e a função de débito, que permitem que os usuários realizem compras com o cartão, acompanhem e movimentem a conta, controlem suas despesas, além de possibilitar o saque parcial do benefício nele depositado.
O cartão do Auxílio Brasil conta com as seguintes informações na parte da frente:
Na parte de trás do cartão do Auxílio Brasil:
Veja o modelo: