Nesta semana será concluído o pagamento de novembro do Auxílio Brasil. Especificamente, o repasse final ocorre nesta quarta-feira (30), destinado aos beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 0. Vale ressaltar que o valor do benefício ainda está ampliado em R$ 600 por família.
No mês passado, o calendário do programa social sofreu alterações para que os pagamentos ocorressem de forma antecipada durante o período eleitoral. No entanto, neste mês, após a conclusão das eleições 2022, os repasses do benefício retornaram à metodologia habitual, considerando os últimos dez dias do mês para a distribuição.
Podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:
A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:
Para consultar as informações sobre o programa social, entre em contato pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania, ou acesse o aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS). Por estes canais, é possível verificar dados quanto ao valor do benefício e a data de pagamento.
Confira calendário do benefício:
Atualmente, o Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do país, atendendo cerca de 21,1 milhões de famílias de baixa renda. Neste mês, os beneficiários estão recebendo uma parcela mínima de R$ 600, valor que deve continuar sendo pago no próximo ano.
Todavia, para que as famílias permaneçam na folha de pagamento do programa social, é preciso manter as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é preciso que o saque do benefício ocorra no prazo determinado pelo Ministério da Cidadania.
Caso contrário, os valores serão devolvidos aos cofres da União. De acordo com as regras, o beneficiário tem até 90 dias para resgatar os valores após o depósito do Auxílio Brasil. Desse modo, quem recebeu o benefício em agosto, o prazo termina neste mês.
Portanto, quando a família deixa de sacar a parcela, o governo pode entender que ela não precisa da ajuda financeira e cancela a participação no programa. Devido a isso, é importante que o responsável familiar fique atento aos prazos.