Os cidadãos que recebem o benefício do Auxílio Brasil, novo programa social que substituiu o Bolsa Família, podem receber um 13º salário este ano.
A possibilidade surge por meio de um Projeto de Lei (PL – 625/2022), apresentado pelo senador Alexandre Silveira, que prevê o pagamento do benefício extra entre junho e dezembro.
Para o autor da proposta, a liberação do pagamento de um 13º salário para os beneficiários do Auxílio Brasil deve ser aceita por todas as casas responsáveis, uma vez que a bonificação estava prevista desde a campanha eleitoral do atual presidente, Jairo Bolsonaro.
Além disso, a concessão do 13º seria interessante considerando que os beneficiários do programa social não têm acesso a nenhum pagamento extra. A medida também serviria para estimular a economia do país diante a crise atual.
Por fim, cabe salientar que o 13º salário foi liberado apenas uma vez para as famílias que recebiam o antigo Bolsa Família no ano de 2019. No entanto, os pagamentos não foram renovados.
Inicialmente, o Governo Federal irá enviar duas cartas: uma com orientações sobre o benefício e outra com o cartão. No entanto, se a família ainda não recebeu a correspondência pode conferir por meio de seu CPF.
Assim, a consulta pode ocorrer por meio do número do CPF do responsável pela unidade familiar da seguinte forma: