Cerca de 28% dos cidadãos que estão aptos ao voto neste domingo (2), já receberam ou ao menos vivem com alguém que recebeu alguma parcela do programa Auxílio Brasil do Governo Federal. O projeto social faz pagamentos mínimos de R$ 600 por família. Dados do Ministério da Cidadania indicam que mais de 20 milhões de famílias são atendidas atualmente.
Segundo dados da pesquisa Datafolha, as regiões que registram as maiores porcentagens de atendidos são o Norte e o Nordeste. O levantamento indica que 46% dos nortistas são impactados diretamente pelo benefício. Ao mesmo passo, 44% dos nordestinos recebe ou ao menos reside com alguém com recebe a quantia do projeto social.
Desta vez, o Datafolha também divulgou números da divisão por religião. Estima-se que 34% de todos os evangélicos do país recebem o dinheiro. Entre os católicos, esta taxa é menor: 27%. De todo modo, é importante lembrar que as regras de entrada no programa não fazem nenhum tipo de diferenciação pela religião do cidadão.
Entre as pessoas que se consideram pretas ou pardas, cerca de 35% recebem o saldo do Auxílio Brasil. Entre os brancos, esta taxa é notadamente menor: 17%. Os números dão força ao argumento que de poderia existir uma desigualdade racial no país. Assim como o antigo Bolsa Família, o atual Auxílio Brasil não tem nenhum tipo de cota para este público.
A pesquisa em questão também aponta que 55% dos cidadãos que estão desempregados, estão aptos a receber o benefício social. Desta forma, estima-se que 45% dos desempregados não conseguem receber esta ajuda do Governo Federal. Em tese, estas pessoas precisam buscar outra fonte de renda para conseguir sobreviver.
Ainda tomando como base os números do Datafolha, é possível afirmar que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança das intenções de voto quando se considera apenas os eleitores que recebem o dinheiro do programa Auxílio Brasil.
Por este prisma, 58% dos beneficiários dizem que pretendem votar em Lula no domingo. Do outro lado, Bolsonaro acumula 26% das intenções de voto quando se considera apenas os usuários do programa Auxílio Brasil do Governo Federal.
O Datafolha também fez a divisão por eleitores. Segundo os dados, 35% dos eleitores de Lula recebem o benefício. Ao mesmo passo, 29% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) recebem a quantia. Entre os que estão dispostos a votar em Bolsonaro, a taxa é de 22%.
Importante lembrar que o Auxílio Brasil acabou de passar por uma série de modificações em seu sistema. Desde a aprovação da PEC dos Benefícios no Congresso Nacional, os valores e o número de usuários do programa social aumentaram.
Desde agosto, todos os usuários do projeto estão recebendo um patamar mínimo de R$ 600. Caso o cidadão receba menos do que este saldo em sua conta, é importante procurar ajuda de um agente da Caixa Econômica Federal para entender o que aconteceu.
Entre janeiro e setembro deste ano, o número total de usuários cresceu em mais de 7 milhões, conforme dados do Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos repasses. Em setembro, os pagamentos aconteceram para mais de 20,65 milhões de brasileiros.