Beneficiários do Auxílio Brasil terão que cumprir novas normas neste mês de dezembro. A Prefeitura de Fortaleza já convocou uma parte dos segurados para fazerem um acompanhamento de saúde até o dia 30 de dezembro de 2022.
A medida é fundamental para a manutenção do benefício, além de evitar a suspensão dos recursos. Contudo, é importante informar que o programa social está com os dias contados, isso porque, será substituído pelo Bolsa Família em 2023.
Desse modo, é importante que as famílias convocadas pela Prefeitura de Fortaleza agilizem realizar o procedimento no posto de saúde mais próximo. Até o dia 5 de dezembro, 44,31% dos beneficiários ainda não haviam feito o acompanhamento.
Vale ressaltar que a medida é destinada, especialmente, às famílias que possuem crianças menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes.
Além disso, para esses grupos é exigida a atualização do cartão de vacinação infantil, o acompanhamento durante período fértil e o pré-natal.
Podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:
A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil:
O calendário de pagamento do Auxílio Brasil já está em vigência. Veja as datas de pagamento conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS):