Saúde e Bem Estar

Autonomia no trabalho: dicas para implantar no seu time

Implementar a autonomia no trabalho não é tarefa fácil, especialmente se você estiver diante de uma equipe que possui comportamentos mais passivos diante do dia a dia empresarial.

Contudo, isso não quer dizer que essa transformação não possa acontecer de forma alguma. Sempre é possível se desenvolver profissionalmente. Para isso, os líderes precisam agir e colocar em prática estratégias que funcionam para a sua equipe.

Abaixo, no decorrer deste conteúdo, apresentamos algumas ideias para você se inspirar. Confira.

Dicas para implementar a autonomia no trabalho

A autonomia no trabalho pode ser implementada de forma gradativa, à medida que os colaboradores vão se adaptando com a “liberdade” de opinar e de serem proativos no dia a dia corporativo.

Isto é, não podemos esperar que o comportamento das pessoas, com relação ao trabalho, mude da noite para o dia. É necessário tempo e paciência para que grandes transformações aconteçam de fato.

Por isso, sugerimos que, antes de qualquer coisa, você avalie a sua equipe e analise em qual etapa do desenvolvimento da autonomia ela está.

Será que ela tem capacidade de ser super autônoma o quanto antes? Ou é necessário iniciar apenas com feedbacks que instiguem a autonomia? Será que a flexibilidade de horário é uma boa alternativa?

Essas e outras perguntas podem ser bem úteis. Além delas, fatores, como os descritos abaixo, também. Continue lendo.

1. Flexibilidade no horário de trabalho

A flexibilidade de horário de trabalho é uma das formas de fomentar a autonomia no trabalho. Isso porque você estará mostrando aos seus colaboradores que o que mais vale é a entrega, não o horário anotado na agenda.

Isto é, você poderá proporcionar a oportunidade de o colaborador atuar no momento do dia que for mais adequado para ele, deixando-o autônomo com relação à própria rotina.

Analise se a sua equipe está madura para isso e considere investir nessa possibilidade.

2. Clareza em objetivos e metas

A clareza na hora de apresentar os objetivos e as metas das atividades também deve aparecer. Pois pare e pense: se a apresentação das tarefas é confusa, como os colaboradores poderão desenvolver a autonomia no trabalho?

Há muito mais chances de eles ficarem “receosos” de ir adiante com uma ideia antes de perguntar para você, certo? Pense nisso.

3. Gestor que dá feedbacks construtivos

Os feedbacks também têm um papel importante quando pensamos na autonomia no trabalho. Sem feedbacks construtivos, como os colaboradores saberão que estão tomando boas decisões e indo nos caminhos mais efetivos? É quase impossível, concorda?

Por isso, implementar uma cultura de feedback pode ajudar na hora de fortalecer uma postura mais ativa dos colaboradores, que saberão quais são os pontos de melhoria e os fatores positivos que possuem, sentindo-se mais encorajados na hora de ir adiante em uma ação proativa e importante.

4. Fortalecimento do comportamento autônomo

Quando um colaborador demonstrar uma atitude autônoma, não deixe de fortalecer esse comportamento com elogios. Isso fará com que ele e a equipe percebam que a autonomia no trabalho é bem-vinda, encorajando-se a ir adiante.

Considere essas dicas e lembre-se de sempre implementar estratégias alinhadas às necessidades do seu time. 😉