Aumentar o engajamento profissional do time ou de um colaborador em específico exige uma postura ativa e inspiradora do líder. Sem essa postura, tanto o time, quanto os colaboradores de forma individual, podem ficar diante de situações de desmotivação e falta de foco no trabalho.
Por isso, construir uma atmosfera que seja mais saudável para os profissionais e que propicie uma visão de longo prazo mais positiva são caminhos relevantes. Saiba como você pode começar a fazer isso.
Para aumentar o engajamento profissional é preciso analisar o dia a dia no trabalho de uma forma profunda. Isto é, o gestor precisa ter um panorama geral do que ocorre na empresa e no cotidiano dos seus colaboradores. Será que o ambiente de trabalho está adequado? Será que há mecanismos e ferramentas capazes de impulsionar a motivação do grupo?
Esses e outros questionamentos precisam ser feitos na hora de mapear quais as reais necessidades do time, visando oferecer-lhe uma atmosfera mais positiva e que contribua para o engajamento de todos.
Depois disso, é possível começar a investir em estratégias como:
A liderança tem um papel muito importante no processo de aumentar o engajamento profissional. Se o time não tiver a oportunidade de compartilhar o dia a dia de trabalho com alguém que seja motivador e inspirador, todo o grupo poderá sofrer por isso.
Sendo assim, talvez um primeiro passo seja treinar e desenvolver a liderança da sua empresa, dando a ela a oportunidade de aprender mais e mais sobre os métodos que auxiliam na motivação de uma equipe.
A possibilidade de crescimento dentro da empresa também tem relação com o processo de aumentar o engajamento profissional. Se o grupo de profissionais que atua na sua empresa perceber que não existem chances de crescer e de se desenvolver dentro da corporação, como poderão se sentir instigados a ir cada vez mais além?
Por isso, desenvolver um plano de carreira para o time pode ser bem promissor.
Reconhecer o esforço de cada um também é crucial. Sem esse tipo de reconhecimento, o time pode se sentir injustiçado e até mesmo desamparado pela gestão. Portanto, oferecer bonificações, dar feedbacks positivos e parabenizar os bons resultados é imprescindível.
As condições de trabalho também precisam ser adequadas. Por exemplo, oferecer flexibilidade de horário é algo que pode aumentar o engajamento profissional, uma vez que dará margem para que o colaborador trabalhe nos momentos em que estiver mais motivado e focado. No fim, isso pode fazer toda a diferença na satisfação profissional e, consequentemente, no engajamento.
A comunicação interna também não pode ser deixada de lado.
Assim sendo, constituir um canal de comunicação específico, manter uma proximidade com os colaboradores e comunicar as mudanças e os objetivos com frequência, são algumas das ações que podem engajar mais os colaboradores.
Afinal, eles se sentirão mais próximos da liderança e da gestão da empresa, reconhecendo o próprio valor e a própria voz dentro da corporação.