A maneira como nós, adultos, tratamos os pequenos pode impactar e aumentar a autoestima das crianças, bem como também pode provocar efeitos negativos. Por isso, neste texto nós reunimos algumas considerações que visam ajudar você na hora de promover a autoestima de uma criança. Acompanhe e saiba mais!
Possivelmente você deve se recordar de uma atitude que algum adulto teve com relação a você, quando você ainda era pequeno. Essa atitude pode ter encorajado você a perseguir os seus sonhos, ou pode ter feito com que você se sentisse incapaz de ir adiante.
Isso pode servir de prova do quanto as falas dos adultos, enquanto as crianças estão se desenvolvendo, têm um peso significativo na autoestima e autoconfiança dos pequenos.
Portanto, que nós possamos oferecer às crianças uma oportunidade de fortalecer a autoestima, a fim de que elas cresçam mais saudáveis e feliz. Vejamos algumas possibilidades:
As crianças merecem se sentir amadas e acolhidas no ambiente onde vivem. Essas sensações ajudarão na hora de elas perceberem que têm valor e que são pessoas importantes na vida de alguém. Consequentemente, elas se sentirão mais felizes consigo mesmas. Portanto, analise: será que você tem demonstrado a importância das crianças à sua volta?
Elogie as conquistas dos seus filhos, sobrinhos, ou mesmo conhecidos que sejam crianças. Por mais que essas conquistas sejam pequenas ao seu ver, como, por exemplo, tirar um 8 em uma prova difícil, lembre-se de que para a criança aquilo pode significar muita coisa. Por isso, parabenizá-la é uma forma de mostrar que ela se saiu bem e que ela é capaz.
Ensine as crianças que todos nós erramos e que o melhor que podemos fazer com os erros é aprender com eles, e não ficar lamentando o que poderia ter sido. Deixe-a saber que o fato de ela errar em algo não a torna menos importante ou menos capaz, mas, sim, abre caminhos para que ela busque novas formas de se desenvolver.
A autonomia das crianças também deve ser estimulada para que elas conheçam as próprias forças e capacidades. Claro que devemos oferecer autonomia de acordo com a idade da criança, mas permitir que ela decida algo sozinha ou cumpra determinadas tarefas básicas sem ajuda são medidas que podem aumentar a autoestima das crianças.
Seu filho gosta de bicicleta? Encoraje-o a aprender mais sobre práticas esportivas que envolvam bike. Seu filho gosta de plantas? Encoraje-o a estudar mais sobre elas, sobre biologia, etc. Faça a criança perceber que os interesses dela são, de fato, interessantes e merecem atenção!
Estimule o autocuidado, considerando estímulos relacionados à higiene, cuidados com a aparência, exercícios físicos para aumentar a qualidade de vida, e assim por diante. Dessa maneira, o pequeno cresce cuidando mais de si, sendo este um dos pilares para aumentar a autoestima das crianças.