Concurso Unificado: edital não cobra Língua Portuguesa? Veja explicações da Secretária do MGI

Não perca

Concurso Unificado oferta quase 7 mil vagas

Muito se especula o motivo que a disciplina de Língua Portuguesa no concurso unificado não será cobrada em todos os blocos. Por conta disso, a secretária do MGI destacou maiores esclarecimentos.

Veja tudo.

Inesperada Divulgação dos Editais do concurso unificado 

A publicação dos editais para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 6.640 vagas, pegou os interessados de surpresa.

As provas, marcadas para o dia 5 de maio, apresentarão questões sobre Língua Portuguesa exclusivamente para os cargos de nível médio.

Diferenciação para Cargos de Nível Superior

Para os cargos de nível superior, a abordagem será distinta, sem cobrança de Língua Portuguesa na prova objetiva.

Os candidatos de nível superior responderão a questões sobre Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, conforme o bloco temático escolhido. Saiba mais sobre o  concurso unificado.

Entrevista com Regina Camargos

Em entrevista exclusiva com Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e coordenadora da Comissão de Governança do CPNU, ela explicou a decisão por trás dessa abordagem inovadora.

Razão por Trás da Mudança

Regina Camargos esclareceu que a decisão de não incluir Língua Portuguesa na prova objetiva para nível superior foi motivada pela busca por candidatos que não apenas memorizem regras gramaticais, mas que também demonstrem capacidade de pensamento crítico e raciocínio complexo.

Avaliação do Domínio do Idioma na Prova Discursiva

De acordo com Regina, o domínio do idioma será avaliado na prova discursiva. Para os cargos de nível superior, essa etapa consistirá em uma questão dissertativa sobre Conhecimentos Específicos do bloco temático.

Ênfase na Profundidade do Conhecimento

Para o nível superior, as provas discursivas estarão relacionadas ao conteúdo do bloco temático. O candidato deve conhecer e dominar o tema abordado pelo bloco”, detalhou Regina, destacando a importância da profundidade do conhecimento para os concorrentes de nível superior.

Concurso Público Nacional Unificado

A comunidade interessada no Concurso Público Nacional Unificado deve se preparar para uma abordagem distinta, caracterizada por várias fases. Vamos agora examinar de maneira minuciosa o que cada fase dessa experiência inovadora implica.

Primeira Fase

Inicialmente, os candidatos enfrentarão provas objetivas e discursivas. Aqueles que almejam cargos de nível médio serão submetidos a 20 questões objetivas e uma redação. Já os candidatos de nível superior passarão por provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) e uma prova discursiva específica do bloco selecionado.

Segunda Fase

A etapa subsequente envolve a perícia médica, um processo de análise mais abrangente do perfil biopsicossocial dos candidatos. O propósito é assegurar a integridade e igualdade na avaliação.

Terceira e Quarta Fases concurso unificado 

A terceira fase se concentra na verificação da condição declarada para a reserva de vagas destinadas a pessoas negras, visando a equidade. Posteriormente, na quarta fase, ocorre o procedimento de verificação documental complementar para a reserva de vagas a indígenas, reforçando o compromisso com a diversidade.

Avaliação de Títulos

Para determinados cargos, há a inclusão da avaliação de títulos como um componente adicional, proporcionando uma dimensão extra à seleção.

As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, abrangendo 220 cidades pelo Brasil, distribuídas em dois turnos.

Concurso Unificado: edital não cobra Língua Portuguesa? Veja explicações da Secretária do MGI
Concurso Unificado: edital não cobra Língua Portuguesa? Veja explicações da Secretária do MGI. Imagem: Reprodução

Distribuição do horário

Veja a seguir:

Turno Matutino

Na manhã, os candidatos de nível médio enfrentarão 20 questões objetivas e uma redação, enquanto os de nível superior passarão por provas objetivas de Conhecimentos Gerais e uma prova discursiva específica.

Turno Vespertino

À tarde, os candidatos de nível médio encararão uma prova objetiva mais extensa, enquanto os de nível superior responderão a provas objetivas de Conhecimentos Específicos.

Bloco 8

Para os cargos de nível médio do Bloco 8, as provas objetivas abrangerão Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira

Veja tudo sobre o concurso unificado aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.