Você sabe o que é função conativa?

A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem, definidas pelo linguista russo Roman Jakobson. A função conativa tem ênfase no destinatário, de modo que o objetivo é persuadi-lo através da mensagem transmitida.

A função conativa explora o uso do discurso em 2ª e 3ª pessoa, utilizando pronomes como tu e você. Ela busca convencer o interlocutor e fazer com que ele tenha determinado tipo de comportamento, pensamento ou atuação.

Presente em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda, textos publicitários, a função conativa procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. Sua finalidade é focar o discurso de modo que incite a atuação do interlocutor.

Esse tipo de linguagem, geralmente, é utilizada em alguns gêneros textuais como discursos políticos, publicidades e propagandas. Um dos principais objetivos desse tipo de texto é persuadir o público para comprar um produto ou ir a um evento, por exemplo.

Por ser uma função que tem a entonação apelativa, a função conativa nos remete de imediato aos textos publicitários. No entanto, a função conativa ou apelativa é usada em várias outras situações comunicativas que se dirigem diretamente ao receptor.

Cabe ressaltar que a função conativa pode estar presente em textos em que outras funções também apareçam. Contudo, em cada texto há sempre uma função que irá predominar.

 

Características da função conativa

Organizados de modo que busca convencer o destinatário, os textos com função conativa apresentam algumas características que permitem identificá-la facilmente. Observe as caraterísticas da função conativa:

  • Entonação apelativa
  • Uso de verbos no imperativo
  • Emprego de vocativos
  • Uso de pronomes na 2ª pessoa
  • Uso explícito de argumentos
  • Emprego da ambiguidade

Outros tipos de textos que também empregam a linguagem conativa ou apelativa são os discursos, as previsões de horóscopos e os textos de livros de autoajuda, por exemplo. Essa função é explorada nesses formatos de textos, pois a intenção é persuadir, convencer o receptor sobre a mensagem que está sendo transmitida.

 

Funções da linguagem

A linguagem pode ser utilizada de diversas formas, para transmitir mensagens diversas e com finalidades comunicativas diferentes. A linguagem é uma das formas de apreensão das coisas do mundo, além de ser uma forma de comunicação.

A multiplicidade da linguagem pode ser simplificada em funções ou finalidades básicas. Assim, a linguagem é um conjunto de símbolos e signos utilizados para transmitir uma mensagem para se comunicar e possui seis funções distintas. Essas funções são classificadas de acordo com a intenção que cada discurso carrega.

Em todo discurso está inserido a intenção do emissor, por isso, cada discurso tem ênfase em um dos elementos da comunicação. Um enunciado discursivo pode ser focado no emissor, receptor, código, canal de comunicação ou contexto.

Reconhecer cada intenção discursiva implica compreender as funções da linguagem. Além da função apelativa ou conativa, existem outras cinco funções da linguagem e cada uma delas possui significados diferentes e características distintas.

O linguista Roman Jakobson define as funções da linguagem como recursos de ênfase que atuam de acordo com a intenção do produtor da mensagem. Em cada uma delas um elemento da comunicação é focado. Assim, o linguista divide as funções da linguagem em seis componentes:

  • Emissor: quem fala
  • Receptor: com quem se fala;
  • Mensagem: o que se fala;
  • Referente ou contexto: assunto da mensagem;
  • Canal ou contato: veículo da mensagem;
  • Código: sistema de linguagem.

Assim, associando cada função a um elemento da comunicação, temos: função referencial ou denotativa; função conativa ou apelativa, função emotiva ou expressiva; função poética; função fática; função metalinguística.

Exemplos de textos com função conativa

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor.

 

Publicidade

“Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!”

Campanha de trânsito da Elus Engenharia

 

Propagandas

“Compre 3 produtos da família Bombril, cadastre a nota fiscal e os códigos de barras no site, concorra a prêmios na hora e ao sorteio de 7 carros 0km!”

Promoção da Bombril

 

Discursos políticos

“Pode orgulhar-se a nação capaz de dominar as suas mais graves crises políticas na ordem da Lei. Sábio é o povo que, na conquista e preservação de sua própria liberdade, expressa veemência no calor das ruas e na serenidade dos seus atos.”

Itamar Franco (trecho de discurso em 30 de dezembro de 1992)

 

Sermões religiosos

“E quanto a você e eu, de anfitrião viramos convidados e convidadas para o banquete de Deus. Ao longo da festa da vida, quando a tragédia bate em nossas casas sem ser convidada, quando nós falhamos e magoamos as pessoas ao nosso redor, quando você estiver tropeçando na escuridão e desespero, Jesus estende a mesa e te convida: venha aqui saciar tua fome pelo perdão e amor de Deus, eu, Jesus, sou o Senhor da ressurreição, em mim existe sempre renovação, transformação e novas possibilidades. Pois eu te amo, as muita águas não poderiam apagar o meu amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa em troca de ti, seria de todo desprezado.”

Alex Busch (Sermão para casamento)

 

Livros de autoajuda

“Tu és um indivíduo entre outros 6 bilhões e 400 milhões de indivíduos compondo uma única espécie dentre outras 3 milhões de espécies já classificadas que vive em um planetinha que gira em torno de uma estrelinha que é uma entre outras 100 bilhões de estrelas compondo uma única galáxia entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis que de tanto se expandir um dia irá desaparecer…”

Mario Sergio Cortella (filósofo e escritor de livros de autoajuda)

 

Horóscopo

“Talvez você se sinta mais tranquila para resolver as tretas com paciência e praticidade. Enquanto o Sol passar por Capricórnio, as dúvidas e questionamento em relação a si mesma continuam, mas ó, é tudo para você se fortalecer e crescer.”

Capricho (Horóscopo do dia 15/01/2019 para o signo de câncer)

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.