Uso do senão ou se não

Palavras idênticas na pronúncia com significados e grafias diferentes

Senão ou se não? Escrever junto ou separado? Qual o certo? Essa é uma das grandes dúvidas na hora de escrever essas palavras. Saiba que ambas estão corretas e tratam-se de palavras homófonas, ou seja, palavras com a mesma pronúncia, mas com grafia e sentido distintos.

Usar uma ou outra palavra vai depender do contexto da frase, pois seus significados são diferentes e é preciso diferenciar situações em que deve ser utilizadas cada uma delas. Enquanto a palavra senão é utilizada no sentido de a não ser ou caso contrário, a expressão “se não” é usada com sinônimo de caso não.

Escrita de forma junta, a palavra “senão” tem o papel de uma conjunção alternativa ou conjunção adversativa. Ela serve para ligar as duas partes das frases que se opõem, indicando o sentido de exceção, consequência negativa ou um problema.

Já a expressão “se não”, escrita de forma separada, é uma sequência formada pela conjunção se e pelo advérbio não. A expressão pode ser substituída por caso não e, na maioria das vezes, é utilizada como conjunção condicional ou integrante, indicando uma relação de hipótese entre as frases.

Por possuírem o mesmo som, o uso das duas expressões pode causar confusões na hora da produção textual escrita, por isso é importante compreender o significado delas, uma vez que seu emprego leva em conta o valor semântico.

 

Quando usar senão?

A palavra senão pode desempenhar o papel de substantivo, conjunção ou preposição. Formada pela junção (se + não), ela abrange essas diferentes classes gramaticais e assumem sentidos distintos a depender da construção de frase.

Senão escrito de forma junta pode ser:

  • Preposição – indica uma limitação ou a uma exceção, podendo ser substituída por exceto, salvo, fora, a não ser e menos.
  • Conjunção – refere-se a uma consequência negativa de uma afirmação anterior, sendo sinônimo de caso contrário, de outro modo e do contrário.
  • Substantivo – refere-se a um problema, imperfeição, falha ou algo com defeito.

 

Quando usar se não?

Frequentemente, usada como conjunção condicional ou integrante, a expressão se não é formada pela conjunção se e pelo advérbio não. É ainda usada como sinônimo de caso não e quando não.

 

Senão ou senão: emprego de cada uma delas

Sabendo o significado da palavra fica mais fácil entender se deve empregar senão ou se não, junto ou separado. Ao fazer uma substituição do termo por um dos sinônimos e analisar a coerência da frase, é possível identificar qual o termo deve ser empregado.

 

Escreve senão quando tiver o sentido de:

Caso contrário, do contrário

Leve o guarda-chuva, senão você pode se molhar na volta para casa.

Ele precisa entregar o trabalho a tempo, senão vai ser reprovado na disciplina.

 

A não ser, exceto, mais do que

Ultimamente não faço outra coisa, senão estudar.

Dos ex-colegas não recebeu outra coisa senão desprezo.

 

Mas, mas sim, mas também

Você não pode apenas recusar a proposta, senão sugerir opções.

 

De repente, subitamente

Eis senão quando chega o fim da festa e ela estava completamente bêbada.

 

Defeito, erro

Não foi constatado nenhum senão naquele documento.

Escreve Se não quando se trata de uma:

 

Conjunção condicional, com o sentido de “quando não”

Terminar os trabalhos da faculdade se tornou uma tarefa difícil, se não impossível.

A atitude do sócio, se não acabar de vez, deixará a parceria fragilizada.

 

Conjunção condicional, com o sentido de “caso não”

Ela vai perder o ônibus, se não começar sair de casa mais cedo.

Ele vai fazer o trabalho sozinho, se não conseguir um colega para formar uma dupla.

 

Conjunção integrante (inicia uma oração objetiva direta)

Ela queria saber se não daria para terminar no mesmo dia.

Perguntou se não aceitarei o convite para jantar.

 

Uso do senão e se não

A diferença entre senão e se não abrange situações variadas. Em alguns casos, o uso das palavras é considerado facultativo, ou seja, tanto é possível utilizar a expressão se não quanto utilizar a conjunção senão,ambas no mesmo contexto.

A regra vale quando o temo é usado no sentido de “do contrário”. O uso das palavras, tanto junto quanto separada, é permitido quando é possível subentender o verbo como omisso. Para isso, permite-se o uso do “se não” desde que venha acompanhado do ponto e vírgula entre as orações, indicando que o verbo anterior está oculto.

 

Exemplos:

Senão = caso contrário

Venha às 8h, senão não chegaremos a tempo!

 

Se não = caso não

Venha às 8h, se não, não chegaremos a tempo!

Venha às 8h, se não (vier), não chegaremos a tempo!

 

Passar no vestibular sem estudar é difícil, senão impossível.

Passar no vestibular sem estudar é difícil, se não (for) impossível.

 

Senão ou se não: palavras homófonas

Senão e se não são palavras que possuem a mesma pronúncia, mas apresentam aspectos que a diferenciam entre si no que diz respeito ao seu significado, bem como, quanto à grafia. Trata-se de palavras homófonas que possuem a mesma fonética, mas possuem outro significado distintos e são escritas de forma diferente.

A parte da gramática que estudam essas palavras chama-se homonímia, que se dedica ao estudo das palavras homônimas, ou seja, aquelas que possuem sonoridade igual, mas a forma de escrita e significados são distintos, como é o caso de senão e se não.

As palavras homófonas são classificadas em: homófonas heterográficas e homófonas homográficas. As heterográficas possuem a mesma fonética, mas se diferenciam na ortografia e na semântica. Já as homográficas possuem a mesma pronúncia e a mesma grafia, no entanto, seus significados são distintos.

Nesse sentido, as palavras senão e senão se encaixam como homófonas heterográficas, uma vez que possuem a mesma pronúncia, mas possuem grafias e significados diferentes. Por isso, muitos confundem as duas formas e erra na hora da escrita.

Outras palavras que deixam dúvidas na hora da escrita são as seguintes: a fim ou afim, encima ou em cima, cem ou sem, concelho ou conselho, mal e mau, sessão, seção ou cessão, trás ou traz, conserto ou concerto, demais ou de mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.