Tipos de parágrafos

Frases interligadas que formam a ideia de um texto

Parágrafo é a união de um grupo de frases dentro de um texto que é responsável por apresentar a ideia geral do autor ou um pensamento ou uma opinião específica. A formação correta de um parágrafo é de extrema importância para a compreensão do texto.

A estruturação coesa de uma ideia está diretamente ligada ao emprego correto do parágrafo em um texto ou redação.

O símbolo (§) já foi muito usado para representar o espaço entre um parágrafo e outro. Atualmente, não é mais tão comum, podendo ser visto em artigos de lei, por exemplo.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Estruturação do Parágrafo

Nos textos e também em redações, os parágrafos aparecem com 3 estruturas fundamentais, que são introdução, desenvolvimento e conclusão. Veja abaixo como se dá o uso de cada uma dessas estruturas:

Introdução

A introdução é uma estrutura muito importante do texto. Nela, o autor vai apresentar a ideia principal do texto. Ela precisa ser coesa e informativa, para prender o leitor e estimulá-lo a ler o restante da redação.

O autor pode começar o texto apresentando algum dado ou uma fala de alguém reconhecido sobre o assunto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte do texto na qual o autor vai destrinchar a ideia principal, apresentada no início do texto. Nesse parágrafo pode-se colocar exemplos e definições sobre o tema ou ainda, comparações.

O autor pode também optar por só definir e classificar o tema.

Conclusão

A conclusão é a parte do texto na qual o autor descreve o fechamento da ideia geral que foi desenvolvida e apresentada anteriormente.

O autor pode fechar o texto com a apresentação de uma solução para o problema do tema.

 

Tipos de Parágrafo

Os parágrafos são separados em seis tipos diferentes. Ele pode ser curto, médio, longo, dissertativo, narrativo ou descritivo. Cada um deles corresponde a um tipo específico de texto. Veja abaixo a definição e exemplos de cada deles:

Parágrafo Curto

Os parágrafos curtos são bem fáceis de serem identificados no nosso dia a dia. Eles aparecem em texto de comerciais e ações de publicidade, no geral. Também podem aparecer em conteúdos que são produzidos para o público infantil, como comerciais e livros.

Esse modelo de parágrafo traz na sua estrutura uma informação bem clara e de fácil compreensão. Pode também trazer uma frase de impacto.

 

Exemplos de parágrafo curto:

“Traga sua família para o nosso parque!”

“Compre um presente para sua mãe!”

“Não aceitamos cópias de documentos, apenas originais!”

 

Parágrafo Médio

Os parágrafos médios podem ser vistos com frequência em texto de jornais, notícias, matérias, textos publicados em revistas, entre outros. Esse modelo de parágrafo traz em sua estrutura informações mais bem definidas.

Geralmente é construído de forma que prendam o leitor ao texto.

Exemplo de parágrafo médio:

Cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas após as fortes chuvas que caíram ontem à tarde na cidade de São Paulo. A prefeitura da capital já informou estar em reunião para construir estratégias para abrigar essas famílias. Os meteorologistas apontam que o período de chuva deve se estender por mais 5 dias da cidade.

Parágrafo Longo

Os parágrafos longos são utilizados quando o autor quer apresentar uma informação muito longa ao leitor. Esse modelo de parágrafo é comum em artigos, trabalhos acadêmicos e publicações científicos.

Exemplo de parágrafo longo:

Vale a pena lembrar também, agora já falando sobre o relatório do WWF lançado ontem, que em 2015, quando foi assinado o Acordo de Pais, a União Europeia se comprometeu a diminuir a emissão de gases de efeito estufa em, pelo menos, 40% abaixo dos níveis de 1990, até 2030. Com o resultado do estudo da WWF, o que se percebe é que lá também, pelo visto, os líderes europeus se esqueceram de combinar com o setor industrial e com os cidadãos comuns. Em ambos os casos, o que assistimos é a uma sequência de retórica inútil, de boas intenções que precisam muito mais para darem bons resultados.

GONZALEZ, Amelia. “Se o mundo consumisse como a União Europeia, precisaríamos de quase três planetas, diz estudo”; G1 – Globo.com. Disponível em< https://g1.globo.com/natureza/blog/amelia-gonzalez/post/2019/05/10/se-o-mundo-consumisse-como-a-uniao-europeia-precisariamos-de-quase-tres-planetas-diz-estudo.ghtml > Acesso em 25 de fevereiro de 2021 às 15:30.

 

Parágrafo Dissertativo

Os parágrafos dissertativos utilizam a estruturação principal dos parágrafos. A ideia do autor é desenvolvida entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Nesse modelo, o autor apresenta e conclui o assunto.

 

Exemplos de parágrafo dissertativo:

Cada vez mais próximos de nós e do nosso dia a dia, os smartphones acessam os nossos dados e informações com muita facilidade e muitas vezes, com a nossa permissão. Mas até aonde temos consciência do perigo que esse acesso pode gerar? Até aonde temos consciência do uso desses dados?

Parágrafo Narrativo

Os parágrafos narrativos trazem na sua construção um diálogo ou a descrição de uma história. Nesse modelo de parágrafo, o autor geralmente apresenta diálogos com verbos de ação e aprece em livros, por exemplo.

 

Exemplo de parágrafo narrativo:

Pedro e Rafaela passaram muito tempo na sala da biblioteca. Eles se olhavam e tentavam disfarçar o interesse um pelo outro. A troca de olhares permaneceu por um longo período, até que Rafaela resolveu se aproximar.

– Olá

Ela disse. E Pedro respondeu:

– Oi, tudo bom?

Ela respondeu:

Tudo sim e com você?…

Parágrafo Descritivo

Como o próprio nome sugere, o parágrafo descritivo é utilizado pelo autor quando ele deseja descrever alguma coisa, algum fato, algum acontecimento ou características de alguém.

Por ter a característica de descrever, há a presença de bastante adjetivos e verbos de ligação.

Exemplo de parágrafo descritivo:

João Victor comprou um carro muito bonito. O carro é de cor azul, é grande, com 4 portas e vem com um sistema de som de última geração. João Victor estava muito feliz e entusiasmado mostrando seu carro novo.

Resumo sobre parágrafos

Chama-se de parágrafo a união de um grupo de frases presentes em um texto. A utilização correta dos parágrafos pode ser crucial para um bom entendimento de qualquer texto.

Neste parágrafo, por exemplo, explica-se que símbolo § já foi muito utilizado para separar os parágrafos, mas hoje é cada dia mais raro, sendo encontrado, por exemplo, em artigos de lei.

§

Pode-se dividir os parágrafos em: curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.