Tipos de orações subordinadas adverbiais

As orações subordinadas adverbiais são aquelas que possuem valor de advérbio ou de locução adverbial e exercem a função de adjunto adverbial.

A gramática da Língua Portuguesa faz uma distinção entre frase, oração e período. Este último pode ser classificado em período simples e composto.

O período composto pode expressar-se por coordenação ou subordinação. No caso das orações subordinadas adverbiais são construções sintáticas através do período composto por subordinação.

A subordinação das orações exige uma dependência sintática em relação à oração principal. Ou seja, as orações subordinadas não são independentes sintaticamente e são compreendidas apenas se encaixadas com a oração principal. Caso contrário, ficam sem sentido lógico.

No português existem três tipos de orações subordinadas, são elas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e as orações subordinadas adverbiais. Cada uma delas exerce uma função sintática relacionada ao verbo da oração principal. No caso das orações subordinadas adverbiais, funcionam como adjunto adverbial.

É justamente, o “aspecto adverbial” que caracteriza semanticamente diversas situações circunstanciais. Leia o exemplo da oração abaixo:

– Uma instituição empresarial atinge a excelência quando investe na saúde ocupacional dos seus funcionários.

Observe agora a divisão sintática da oração:

– Uma instituição empresarial atinge a excelência = oração principal

– quando investe na saúde ocupacional dos seus funcionários = oração subordinada

Perceba que a oração subordinada tem o sentido completo porque está junta com a oração principal. Entretanto, o detalhe principal é entender que a oração subordinada expressa a circunstância de tempo em relação ao que está sendo expresso na oração principal.

Outro detalhe importante é a “pista semântica” dessa interpretação. Nesse caso, é a conjunção “quando” que introduz a oração subordinada e é uma das conjunções subordinativas temporais.

Logo, a oração acima é uma adverbial temporal. Além disso, todas as orações subordinadas adverbiais são introduzidas por uma conjunção subordinativa ou uma locução conjuntiva.

Tipos de orações subordinadas adverbiais

As orações subordinadas adverbiais são subdivididas em nove tipos. Cada uma delas expressa valores semânticos circunstanciais, ou seja, de acordo com a “ideia” da conjunção subordinativa ou uma locução conjuntiva.

E a própria sugestão semântica da conjunção subordinativa ou da locução conjuntiva nomeia os tipos de orações. Veja:

Orações subordinadas adverbiais causais

São orações iniciadas com as conjunções subordinativas causais e sinalizam semanticamente uma circunstância de causa em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Aninha não compareceu ao baile da escola porque viajou.

– O padre cancelou as celebrações da paróquia visto que a cidade de Suzano ficou de luto.

Orações subordinadas adverbiais consecutivas

São orações que começam com as conjunções subordinativas consecutivas e sinalizam semanticamente uma circunstância de consequência em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Felipe treinou tanto que ficou cansado.

– O professor falou tão baixo, de forma que os alunos não ouviram todo conteúdo da aula.

Orações subordinadas adverbiais conformativas

São orações iniciadas com as conjunções subordinativas conformativas e sinalizam semanticamente uma circunstância de conformidade em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Conforme prometeu, Márcia enviou todos os convites para os convidados da festa hoje.

– Consoante às regras da política americana, o presidente Donald Trump prefere manter os centros de detenção de imigrantes.

Orações subordinadas adverbiais concessivas

São orações que inciam com as conjunções subordinativas concessivas e sinalizam semanticamente uma circunstância de concessão em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Daniele ler muitas horas por dia embora esteja precisando de óculos.

– O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas Manoel, não percebeu o incidente imediatamente, por mais que estivesse atento ao seminário.

Orações subordinadas adverbiais comparativas

São orações iniciadas com as conjunções subordinativas comparativas e sinalizam semanticamente uma circunstância de comparação em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Lionel Messi joga como um craque do futebol.

– Ivete Sangalo é bonita tanto quanto Anitta.

Orações subordinadas adverbiais condicionais

São orações que começam com as conjunções subordinativas condicionais e sinalizam semanticamente uma circunstância de condição em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– O jogador Neymar será inocentado desde que o judiciário compreenda que não houve ato criminoso.

– Os professores e os discentes da escola de Suzano, cidade paulista, prosseguiram seus sonhos caso consigam superar os traumas psicológicos.

Orações subordinadas adverbiais finais

São orações que iniciam com as conjunções subordinativas finais e sinalizam semanticamente uma circunstância de finalidade em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– O ministro Sérgio Moro argumentou contra políticos e representantes do judiciário para se defender de acusações de desvio ético na Operação Lava Jato.

– O presidente Jair Bolsonaro atua em favor da reforma da previdência a fim de evitar o déficit previdenciário no Brasil.

Orações subordinadas adverbiais proporcionais

São orações que começam com as conjunções subordinativas proporcionais e sinalizam semanticamente uma circunstância de proporção em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– À medida que vou ao cinema, ficou ainda mais apaixonada por filmes.

– Á proporção que o trânsito ficava lento, Elaine irritava-se cada vez mais.

Orações subordinadas adverbiais temporais

São orações iniciadas com as conjunções subordinativas temporais e sinalizam semanticamente uma circunstância de tempo em relação ao que está sendo expresso na oração principal. Leia exemplos de oração abaixo:

– Fico feliz sempre que vejo os jogadores do Brasil fazer gol na Copa América de 2019.

– Enquanto muitos dormem, a gente estuda bastante.

Formas reduzidas das orações subordinadas adverbiais

Até aqui as orações exemplificadas foram na forma desenvolvida. Mas, as orações subordinadas adverbiais também podem apresentar-se na forma reduzida. Significa dizer que elas terão o núcleo verbal conjugado em uma das formas nominais – gerúndio, particípio ou infinitivo.

Leia abaixo exemplos de orações reduzidas, observe os trechos grafados e identifique a distinção entre as formas sintáticas:

  • Oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio

– Pesquisando, aprenderemos mais sobre a crise migratória mundial.

  • Oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio

– Distribuídos os projetos pedagógicos, cada professor elaborou as atividades das suas disciplinas.

  • Oração subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo

– Apesar de estudar muito, Lucas não passou na prova final.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.