Saiba a utilidade de fazer fichamento

Reunião e organização de ideias principais de um texto

O fichamento não é um material para ser publicado como o artigo de opinião ou resenha. O fichamento é um registro feito através de pesquisas bibliográficas para realização de um estudo. O fichamento ajuda o estudante a entender melhor o conteúdo.

Ele é uma forma de guardar informações e pesquisar os textos já lidos. O fichamento pode ser feito em um livro inteiro, só de um capítulo ou na parte que for de interesse da pesquisa.

Como fazer um fichamento

Fichar um texto é uma ótima forma de registrar tudo que foi lido.

Após fazer um bom fichamento de uma obra, não será mais necessário retornar ao texto original com frequência. O retorno só será necessário se precisar rever ou refazer conceitos.

Para fazer um bom fichamento você deve seguir os seguintes passos:

1- Realizar uma primeira leitura do texto;

2- Separar o assunto em tópicos e montar um roteiro de pesquisa sobre o tema de estudo;

3- Reler o texto destacando, fazendo anotações e tentando entender o que o autor quer passar em cada parágrafo.

 

Tipos de Fichamento

O fichamento de um texto pode conter itens de resumo, opinião, citação ou apenas arquivos bibliográficos, dos textos lidos ou que ainda vão ser vistos. Os fichamentos são divididos em três tipos:

  • Fichamento de conteúdo (ou de resumo);
  • Fichamento de citações (ou de transcrição);
  • Fichamento bibliográfico.

Veja a seguir como fazer cada um deles e seus exemplos.

Conteúdo ou de resumo

No fichamento de conteúdo ou resumo, as ideias são agrupadas e organizadas na ordem que aparecem no texto original.

Nesse tipo aconselha-se usar palavras próprias sobre o tema que está sendo fichado. Fazer a própria organização, usar exemplos e ter argumentos próprios ajuda na hora de adaptar no trabalho próprio.

Normalmente, realça o nome do autor, da obra e uma reflexão pessoal sobre o tema.

Assunto: Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p. 31-55). Capítulo 1.
Fonte: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
O trabalho do autor baseia-se em uma pesquisa sociológica desenvolvida desde o surgimento, nos anos 1980, da preocupação científica com os saberes dos professores. O autor divide o capítulo em três partes, sendo a primeira sobre a pluralidade do saber docente, a segunda sobre a importância do saber experiencial na visão dos próprios educadores, e a terceira trazendo conclusões preliminares. Tardif argumenta que o saber docente é composto pelos seguintes aspectos: os saberes de formação profissional, os saberes da disciplina em si, os saberes experienciais e os saberes curriculares da instituição escolar.

Fichamento Bibliográfico

Esse é considerado o mais fácil dos fichamentos. Aqui ocorre a descrição em tópicos e conversa bastante com a citação indireta a respeito do assunto, porém de forma mais própria que no tipo anterior.

Esse tipo de fichamento é como se fosse um comentário crítico de determinada parte da obra. Por esse motivo, é necessário citar o número da página, obra e o autor.

C. A; BOCHI, J. I; REGO, J. M; BORGES, M. A; MARQUES, R. M: Economia Brasileira. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 302p.
“Durante os anos 1990, o desempenho do produto Interno Bruto (PIB) foi bastante irregular.” (p251)

“Nos primeiros anos da década, período de inflação elevada, o PIB chegou a apresentar crescimento negativo, voltando a aumentar no momento da implantação do Plano Real e após a estabilização da moeda.” (p251)

“O retorno do crescimento, contudo, ocorreu a taxa decrescente, refletindo as dificuldades enfrentadas para a retomada do investimento em bases mais sustentadas.” (p252)

“[…] somente no ano de 2000 o PIB cresceu mais vigorosamente, mesmo assim abaixo do observado no ano de implantação do mercado.” (p252)

“Indústria – No inicio dos anos 1990 foi definida uma Politica Industrial e de Comercio Exterior (Pice), que visava melhorar a capacitação industrial brasileira e realizar a abertura comercial, para estimular a concorrência.” (p253)

Fichamento de Citação

Aqui acontece a transcrição de uma frase ou fragmento da obra, sendo a parte mais significativa do “discurso” do autor. É preciso ficar atento ao recolher as informações sobre o texto e o autor da qual a referência foi extraída.

Ao realizar as citações diretas é preciso ficar atento, porque elas replicam exatamente a ideia de um autor e devem ser realizadas seguindo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Não existe uma regra sobre o tamanho de uma citação, porém a atenção deve ser redobrada caso ela seja empregada em um TCC.

Assunto: Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente (p. 31-55). Capítulo 1.
Fonte: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
“Pode-se chamar de saberes profissionais o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores (escolas normais ou faculdades de ciências da educação” (p. 36).

“Ao longo de suas carreiras, os professores devem também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir das quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais por ela definidos e selecionados como modelos da cultura erudita e de formação” (p. 38).

Utilidade de um fichamento

O fichamento é válido para direcionar os estudos através de uma boa mensuração da pesquisa. Sendo assim, por exemplo, é fácil traçar uma linha de raciocínio do trabalho de conclusão de curso. Entre outras funções do fichamento estão:

  • Criação de críticas a partir da leitura;
  • Base estipulada para criação do conteúdo;
  • Citações esquematizadas;
  • Análise, crítica e ponderações fomentadas;
  • Conhecimento aprofundado do material.
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