Português: Exemplos de sinônimos, antônimos e demais significados de palavras

É muito importante ter o hábito da leitura, seja através de livros, histórias em quadrinhos ou jornais, o nosso vocabulário precisa se tornar mais aperfeiçoado. Além de te ajudar em provas e concursos, dominar várias palavras permite que consiga expandir sua consciência e interpretar melhor a realidade.

Entenda que não podemos escrever da mesma maneira que falamos, porque a escrita precisa estar de acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa. Então, quando se fala em sinônimos e antônimos, estamos estudando Semântica e o significado das palavras.

Para estudar esses temas, o dicionário deve ser o seu principal aliado.

A Língua Portuguesa possui várias regras e entender como elas funcionam é a maior conquista dos estudantes. Sabemos da necessidade e da importância de escrever corretamente. E escrever e falar correto faz toda diferença na hora da seleção de um emprego, nas provas do Enem e demais concursos.

Vamos aprender um pouquinho o significado de sinônimos, antônimos, e também homônimos e parônimos. Você sabe o que são eles? Então, chegou o momento de conferir os detalhes!

Palavras sinônimas

As palavras sinônimas são duas ou mais vocábulos que têm um significado semelhante ou o mesmo significado. Exemplos:

Casa = lar = moradia = residência

Longe = distante

Delicioso = saboroso

Carro = automóvel

Triste = melancólico

Resgatar = recuperar

Há dois tipos de sinônimos. Confira:

  • As palavras que se identificam exatamente são conhecidas como sinônimos perfeitos, ou seja, como no exemplo de casa e lar.
  • E também, as palavras que se identificam por aproximação são conhecidas como sinônimos imperfeitos, como no exemplo de esperar e aguardar.

Palavras antônimas

As palavras antônimas são duas ou mais palavras cujos significados são contrários ou se opõem. Por exemplo:

Amor – ódio

Luz – trevas

Mal – bem

Ausência – presença

Fraco – forte

Bonito – feio

Cheio – vazio

Palavras homônimas

As palavras homônimas são duas ou mais palavras que apresentam a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes. Veja exemplos aplicados em frases:

Vou colocar extrato de tomate no molho de macarrão.

Vou ao banco retirar o extrato.

Eu rio tanto.

Da minha casa posso ver o rio.

Saiba que existem três tipos de homônimos. Confira:

  • Homônimos perfeitos: São palavras que possuem a mesma grafia e o mesmo som. Exemplos: Esse homem é são. (referindo-se a saúde); São Pedro (nome ou título). Outro exemplo: Como vai? (saudação); Eu como feijão. (verbo comer).
  • Homônimos homófonos: São as palavras que possuem o mesmo som, porém a grafia é diferente. Por exemplo, sessão (reunião), seção (repartição), cessão (ato de ceder), concerto (musical) e conserto (arrumar, consertar).
  • Homônimos homógrafos: São palavras que possuem a mesma grafia e sons diferentes. Observe: almoço (ô) para substantivo ou almoço (ó) na condição do verbo almoçar. Ainda outro exemplo, jogo (ô) na função de substantivo ou jogo (ó) na conjugação do verbo jogar.

Parônimos

São palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronuncia. Veja os exemplos:

Infligir – infringir

Retificar – ratificar

Vultoso – vultuoso

Polissemia

A polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos:

Cabo = posto militar, acidente geográfico, de vassoura e de faca;

Banco = instituição financeira, móvel para sentar;

Manga = parte da roupa ou fruta.

 

Observação: Para estudar os conteúdos da Semântica, é necessário interpretar o texto e dominar a sua significação ampla e específica. A Semântica permite maior comunicação, logo, maior abrangência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.