Poesia: A partir de experiências sensoriais

Expressão que se manifesta a partir das experiências sensoriais

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

Composta por atributos metafísicos e existenciais,  permite a expressão de sentimentos recônditos, por meio do uso de recursos linguísticos e estéticos. Considerada uma das sete artes tradicionais, a poesia é uma forma de expressar a linguagem humana com fins estéticos ou críticos.

Definida por sua forma estética e pelo sentido da mensagem poética, em sentido mais amplo, se define como a própria arte. Ela contempla diversas formas de expressão, podendo estar presente na pintura, na escultura, na música, na fotografia e até mesmo em pequenas situações do cotidiano.

Conceito

As diferenças formais e contextuais da poesia são objeto de estudos recentes que buscam uma definição que possa abranger tais diferenças nas expressões poéticas. Com o objetivo de traçar a evolução do conceito de poesia, o historiador polonês Wladyslaw Tatarkiewicz afirma que existem dois conceitos que podem defini-la.

Considerando que o termo poesia é aplicado para dois objetos distintos, o autor assinala que primeiro conceito é o de “arte baseada na linguagem” e o segundo assume um significado mais geral, como “estado da mente”.

Cabe ressaltar que o contexto é essencial para o desenvolvimento do gênero e da forma poética. As poesias que registram eventos históricos de forma épica, por exemplo, são narrativas mais longas, enquanto poesias litúrgicas como hinos e salmos são mais curtos e adotam um tom de inspiração espontânea.

História

A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.). Utilizada nessas composições, a forma poética ajudou na memorização e na transmissão oral das histórias das sociedades antigas e pré-históricas.

Entre os principais registros de poesias antigas, destacam-se os poemas épicos como a Epopeia de Gilgamexe, originado na Mesopotâmia, em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente a epopeia grega “Ilíada e Odisseia”, os livros iranianos antigos Gathas Avesta e Yasna, e os épicos indianos Ramayana e Mahabharata.

Pensadores antigos se propuseram em determinar o estudo da estética da poesia, chamados de poética. Merece destaque na tradição ocidental, o filósofo Aristóteles (384-322 a.C.). Já em sociedades antigas orientais, como a chinesa, esse campo avançou através do Shi Jing (Clássico da Poesia) da tradição do confucionismo.

Tipos

Classificada com base em suas características, a poesia se divide em três gêneros: poesia lírica, poesia épica e poesia dramática.

Poesia lírica: caracterizada pela subjetividade, a poesia é aquela na qual o poeta expressa sua visão de mundo, sua realidade e seus os sentimentos, com atenção para estética, a técnica e a métrica. Com estética apurada, os textos líricos são escritos em versos e possuem linguagem elaborada apego à forma estrutural. A poesia lírica é formada por métrica, verso e rima.

Poesia épica: marcada pela objetividade, na poesia épica se apresentam os fatos que são considerados importantes para o poeta. O texto predominante nesse gênero, geralmente, é narrativo, de longa extensão e eloquente. A poesia épica aborda temas como guerra ou outras situações extremas. Ela revela ecos com as ações heroicas, se importando com a constituição formal, demonstrando uma preocupação com temas e técnicas poéticas.

Poesia dramática: a poesia dramática possui caráter duplo se apresentando com características de subjetividade e objetividade, predominando aspectos do gênero épico e lírico. Apesar de manter a narrativa épica,  transfigurava os narradores em personagens das ações, de modo que retrata seus estados emotivos, conferindo assim um caráter lírico.

Exemplos

Para perceber a poesia é precisa estar aberto às diferentes experiências sensoriais. A poesia reside no campo das emoções e se manifesta através de palavras, cores, imagens e sons, sobretudo, quando esses elementos estão carregados de sentimentalidade. Ela pode ser encontrada em:

 

Poema

 

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius Moraes

 

Pintura

O quadro “O Beijo” do pintor austríaco Gustav Klimt passa uma mensagem de amor, onde retrata homem e uma mulher abraçados sob um tapete de flores e homem inclinado a beijá-la.

“O beijo” de Gustav Klimt, 1907-1908.

Música

O Seu Olhar

O seu olhar lá fora

O seu olhar no céu

O seu olhar demora

O seu olhar no meu

O seu olhar seu olhar melhora

Melhora o meu

Onde a brasa mora

E devora o breu

Como a chuva molha

O que se escondeu

O seu olhar seu olhar melhora

Melhora o meu

O seu olhar agora

O seu olhar nasceu

O seu olhar me olha

O seu olhar é seu

O seu olhar seu olhar melhora

Melhora o meu

Arnaldo Antunes

 

Diferença entre poesia e poema

Embora muitas pessoas confunda, a poesia nem sempre está relacionada com poema. Além de não ser exclusividade da literatura, a poesia se difere do poema, pois ela é um elemento maior do que a estrutura textual. Isso significa que o poema é a forma como o texto se apresenta, enquanto a poesia é o que dá a emoção ao texto.

O poema faz parte dos gêneros literários, apresentando características formais e temáticas que permitem sua identificação entre os outros gêneros. Já a poesia pode ser as mais diversas manifestações artísticas, seja na literatura, nas artes plásticas, na fotografia, na música ou no cinema.

A poesia não é, necessariamente um texto, mas tudo aquilo que de alguma forma encanta ou inspira. Ou seja, qualquer forma de arte que sensibiliza e desperta sentimentos. O poema, por sua vez, possui uma composição formal com versos estruturados de forma harmoniosa, no qual a estética se apresenta em forma de palavras.

Assim, seria um equívoco considerar a poesia como um gênero literário ou mesmo usá-la como sinônimo de poema, uma vez que se trata de algo muito mais ampla que contempla as mais variadas formas de expressão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.