Palavras com o mesmo som e grafias diferentes

A pergunta “Trás ou Traz?” faz parte das inúmeras dúvidas que existem na Língua Portuguesa. Os dois termos estão corretos e são considerados homófonos, ou seja, possuem igualdade fonética (mesmo som). Mas, apesar disso, as regras da gramática são diferentes.

Uso do Trás

O Trás escrito com “s” e com acento refere-se a lugar, sendo assim, é considerado um advérbio de lugar. A palavra forma o que se chama de locução adverbial, pois aparece sempre acompanhada de uma preposição (de ou para). Ele pode ser utilizado como sinônimo de atrás, detrás e após, por exemplo.

Exemplos de uso do Trás:

Siga em frente e não olhe para trás.

A bolsa está por trás do banco do carro.

Estude todos os dias, senão ficará para trás.

Trazer ou Traser?

A forma correta de se escrever é trazer, com ‘z’. Traser com ‘s’ está escrito de forma errada e não existe na língua portuguesa. Trazer é um verbo irregular e pode ter vários significados, como levar, transportar, ou ser sinônimo de atrair e manter.

Uso do Traz

O Traz escrito com “z” e sem acento é uma conjunção do verbo trazer. Ele corresponde a terceira pessoa do singular do indicativo (ele/ela traz) e a segunda pessoa do  modo imperativo (traz tu).

Confira a diferença em diferentes tempos verbais:

Verbo trazer – Presente do indicativo:

(Eu) trago

(Tu) trazes

(Ele) traz

(Nós) trazemos

(Vós) trazeis

(Eles) trazem

 

Verbo trazer – Imperativo:

(Eu) —

(Tu) traz

(Ele) traga

(Nós) tragamos

(Vós) trazei

(Eles) tragam

 

O significado desse tipo de Traz está relacionado ao ato de transportar. Além disso, pode ser sinônimo de outros verbos como oferecer, vestir, ocasionar e atrair.

A palavra trazer é considerada um verbo irregular, já que possui alterações nos radicais quando são conjugados, não se encaixando em modelos fixos de conjunção verbal.

Exemplos de uso do Traz:

Ela sempre traz chocolate quando vem me ver. (3ª pessoa do singular do presente do indicativo)

Traz essa cadeira pra mim. (2ª pessoa do singular do imperativo)

Resumo

Para saber se deve usar “Trás ou Traz” na oração, é necessário identificar qual a ideia que está sendo apresentada: é uma ideia de lugar ou de levar?

Quando a oração indicar a ideia de lugar, é porque deve-se utilizar a palavra “trás”. Exemplos: Todos olharam para trás. As pessoas que estavam por trás foram embora cedo. O balde caiu por trás da porta.

E quando a oração apresentar a ideia de transporte deve-se usar a forma conjugada do verbo “trazer”, lembrando de manter a letra “z” que o verbo já apresenta. Exemplos: Ela sempre traz novidades quando vem aqui. Ele sempre traz brigadeiros para mim.

O assunto apresentado faz parte das principais dúvidas da ortografia, assim como a dúvida de “Por que ou Porque”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.