Gramática: Conceitos e regras de Acentuação Gráfica

O artigo de hoje é sobre acentuação, nem sempre precisamos saber todas as regras de acentuação. Pois, se você tem o hábito da leitura é sinal de que você está familiarizado com as palavras. E com isso, toda vez que surgir alguma questão de prova sobre determinadas palavras você já saberá a resposta.

Todavia algumas pessoas gostam de saber as regras e, claro, existe inclusive alguns concursos e vestibulares que cobram por que algumas palavras são acentuadas e outras não.

Regras de classificação da sílaba tônica

A primeira coisa que você precisa saber para entender as regras de acentuação é compreender a tonicidade das palavras. Ou seja, olhar para uma palavra e saber qual é a sílaba mais forte. Entenda que a acentuação gráfica é usada de acordo com a classificação da sílaba tônica, onde as palavras são divididas em três categorias: proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas.

CLASSIFICAÇÃOSÍLABA TÔNICAEXEMPLOS
ProparoxítonasAntepenúltimaSábado, fenômeno
ParoxítonasPenúltimaJanela, caráter
OxítonasÚltimaJacaré, Itu

PROPAROXÍTONAS

As palavras que se classificam em proparoxítonas são acentuadas na sílaba antepenúltima e todas as palavras que se enquadram nesta classificação recebem acentuação gráfica. Exemplos: Último, árvore, simpático, ótimo, príncipe, pêssego, fôlego, rápido…

PAROXÍTONAS

Agora parece que complica um pouquinho, porque as paroxítonas possuem várias regras. Mas fica tranquilo que você já vai entender o motivo.

A Língua Portuguesa é uma língua predominantemente de paroxítonas. Então a maioria das palavras é classificada em paroxítonas, por isso existe um número maior de regras para acentuar ou não. Lembra que no quadro apresentado anteriormente utilizamos a palavra janela, como um exemplo de palavra paroxítona, mas que não é acentuada. Bom, então quando é que as palavras paroxítonas recebem acentuação gráfica?

  • Em palavras paroxítonas terminadas em -r, -x, -n, -l, -i, -is, -u, -us, -um, -uns, -uns, -ps, -ã, -ãs, -ão, ãos e ditongo oral. Exemplos: Bíceps, látex, tênis, açúcar, vírus, próton, amável, imã, órfão, álbuns… E também palavras terminadas em ditongos, como aquário, espécie, água, série…
  • Em palavras com ditongo aberto, ou seja, duas vogais junto na mesma sílaba, como no exemplo de heroico, não se aplica acentuação.

OXÍTONAS

As palavras identificadas oxítonas são acentuadas quando tem a última sílaba mais forte e terminadas em -a, -as, -e, -es, -o, -os, -em, -ens. Exemplos: paraná, café, você, vovô, também, parabéns, armazém…

Palavra oxítona terminada em u, não recebe acento. Exemplo: Itu. Porém, quando a oxítona apresenta um hiato (separação de vogais) recebe acento. Exemplo: Jaú.

Palavras monossílabas

As palavras que são monossilábicas também tem uma regra de acentuação própria delas. E que é bastante parecida com a regra das oxítonas. São acentuados os monossílabos tônicos terminados em a, e, o. Exemplos: Já, pá, rã, fé, lê, pó, nós, não, mão.

Atualização do Novo Acordo Ortográfico

Preste atenção com a informação que mudou com a nova regra de acentuação gráfica.

Em ditongos abertos, recebem acentuação as palavras cuja sílaba tônica que contenham mais de uma vogal junto na mesma sílaba.

Os ditongos abertos -éi, éu, ou –ói em palavras oxítonas e monossílabas. Exemplo: herói, anéis, céu.

Regra dos hiatos

  • As letras i e u quando são tônicas recebem acentuação quando encontradas sozinhas na sílaba. Exemplo: saúde, saída, país, baú. No entanto, há restrições quando a letra estiver antes do dígrafo -nh, como no exemplo de rainha, coroinha ou moinho. Ou ainda, a restrição também se aplica depois de ditongo. Exemplos: Baiuca, feiura.

Complementando com o uso de acento diferencial

Os verbos ter e vir, e seus derivados, também recebem acentuação quando estão na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Exemplos: Eles vêm, elas têm, eles obtêm, elas mantêm.

E também se usa acentuação gráfica para identificar palavras iguais, mas com sentidos e significados diferentes. Exemplos:

Ela não pôde ir ontem, mas por ir hoje.

Iremos por um caminho mais frio, então vamos pôr um casaco.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.