E-mail: Ferramenta de comunicação, texto e interpretação

Permite a troca de mensagens instantâneas

O e-mail tornou-se o principal endereço virtual para muitas atividades, devido a evolução da internet. Há 10 anos não existia a ansiedade das pessoas em checar a caixa de entrada e verificar aquela mensagem tão aguardada.

Atualmente, os endereços eletrônicos vêm perdendo utilidade, uma vez que o surgimento de aplicativos de mensagens, como o Windows Live Messenger, tem garantido o envio e recebimento de demandas com maior rapidez.  Por outro lado, esse meio de comunicação é muito comum nas grandes organizações empresariais.

Como surgiu o e-mail

A palavra e-mail significa “electronic mail”, ou seja, “correio eletrônico”. Nos endereços o nome do usuário sempre vem acompanhado do símbolo chamado arroba (@). O arroba em inglês é lido como “at” que significa “em”. Essa simbologia define que o navegador está em determinado domínio.

O arroba, assim como e-mail, foi criado pelo programador americano Ray Tomlinson. Em 1970, ele utilizou a ARPANET (rede de computadores que originou a internet) para enviar e fazer leituras de mensagens simples.

Tomlinson também criou o SNDMSG, um software extremamente básico e com 200 linhas de código. O aplicativo apenas possibilitava a troca de mensagens de usuários conectados ao mesmo computador. Por isso, para ajustá-lo, usou o protocolo de transmissão de arquivos chamado CYPNET.

Dessa forma, era possível que qualquer usuário conectado a ARPANET trocasse mensagens, mesmo que não estivesse utilizando o mesmo PC. E, da mesma maneira, resolveu adotar o “@” para identificar quem enviava e de onde vinham as mensagens. Além desse, houve outros sistemas parecidos, mas foi o modelo de Tomlinsom que deu origem ao e-mail que conhecemos hoje no Brasil.

A primeira finalidade do e-mail

A função inicial do e-mail era a troca de mensagens simples entre os usuários da ARPANET, uma forma semelhante às mensagens do tipo SMS. Com a evolução do sistema, a  possibilidade de produção de textos maiores foi aumentando. E assim tornou-se um correio eletrônico eficiente.

A maior vantagem do e-mail foi as conexões a longas distâncias e com pessoas de qualquer lugar do mundo.  Falar com parentes distantes, conhecer novas pessoas sem sair de casa e se comunicar de forma rápida tornou-se possível.  Esse novo mecanismo provocou a transformação nos modos comportamentais e comerciais.

Curiosidade: O primeiro SPAM (lixo eletrônico) da história foi enviado pelo gerente de marketing Gary Thuerk.  Na tentativa de vender um computador recém-lançado, o Decsystem-20, enviou uma mensagem para vários usuários da ARPANET simultaneamente, provocando espanto em todos.

Os primeiros provedores de e-mail

Na metade dos anos 90 surgiram os primeiros serviços de hospedagem, permitindo ao usuário a criação do próprio e-mail através de algum provedor. Criado pelo indiano Sabeer Bhatia, o Hotmail foi o primeiro sistema gratuito.

Em 1997, a franquia foi vendida para a empresa Microsoft por 400 milhões de dólares. Atualmente, chamado de Windows Live Hotmail, engloba outros serviços como Favoritos, Galeria de Imagens, Domínios, Blogs, Busca, Messenger e até Xbox LIVE.

No entanto, ainda existem contestações sobre o legado de primeiro serviço gratuito.  Algumas pessoas dizem que foi o RocketMail, criado pela Four 11 Corporation, o verdadeiro pioneiro. Nesse mesmo período surgiram os provedores pagos da Yahoo! Mail e o AOL.

No Brasil, os primeiros webmails gratuitos chegaram no final dos anos 90.

 

Estrutura

A estrutura de um e-mail é parecida com a da carta. Confira abaixo os principais campos da correspondência eletrônica:

 

Assunto

Caixa que aparece acima do corpo do texto, no qual devem ser colocadas as palavras chaves do assunto abordado.  Em inglês, esse espaço é chamado de subject.

Exemplo: Nota da Prova, Recibo do Aluguel, Vaga de Emprego, etc.

 

Vocativo

Parte em que o nome do receptor é colocado, ou seja, para quem a mensagem está sendo enviada.

Exemplo: “Caro Senhor Rodrigues”, numa linguagem mais formal; ou simplesmente o nome do amigo (a) “Carol” numa linguagem mais coloquial ou informal, que pode surgir de maneira abreviada.

 

Texto

Local onde são adicionadas as informações que o emissor deseja transmitir.  A descrição detalhada do tema escrito no campo de assunto.

Exemplo:

Digamos que o assunto é “Vaga de Emprego”:

Venho por meio desta afirmar meu interesse na vaga de Marketing oferecida pela Empresa Risus. Para tanto, envio em anexo meu currículo para análise.

Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno!” (linguagem formal).

 

Caso o e-mail seja informal, com o assunto  “Babados da Festa”:

Quero saber como foi o desfecho da festa. Me conte todos os detalhes, por favorrrr!!! Mande notícias assim que vc puder.

P.S.: Você tem a prova de geografia comentada? Preciso entregar o exercício semana que vem.

Help Me Please!!!

 

Despedida

Indica o fim da mensagem. Nesses casos, algumas expressões são usada:

  • “Atenciosamente”‘ ou “Saudações” (linguagem formal);
  • “beijos grandes” ou “com carinho” (linguagem informal).

Assinatura

Chegada a finalização do texto, o autor assina o seu nome. A depender de quem será destinada a mensagem, a linguagem utilizada deve ser formal e com assinatura do nome completo. Quando informal, o emissor pode optar pelo primeiro nome, nomes no diminutivo, apelidos, etc.

Futuro do e-mail

Há quem diga que as redes sociais – Twitter, Facebook – e até mesmo o SMS enfraqueceram o alcance do e-mail. Isso porque esses mecanismos são mais utilizados  para a comunicação do que o próprio e-mail.

Sabe -se a utilidade do e-mail na transmissão de conteúdos formais, envio e recebimento de arquivos, e registro de informações. No entanto, algumas pessoas ainda mantém seus webmails para outras finalidades, como o cadastro em redes sociais e aplicativos de mensagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.