Dicas para escrever uma boa síntese

Apresentação da ideia geral do texto, destacando-se o mais relevante

A síntese é uma descrição feita de forma abreviada de um texto. Nela, são apresentadas as principais características e as partes mais importantes do texto original.

Fazer a síntese de um texto significa reproduzir, em poucas palavras, o que o autor disse de forma ampla e mais cheia de detalhes no texto original. O objetivo é captar a ideia central desse texto, deixando de lado as ideias secundárias, para apresentar ao leitor somente o essencial.

 

Como identificar uma síntese?

Os gêneros textuais, muito usados nos textos acadêmicos, acabam causando algumas dúvidas em quem precisa escrevê-los, por conta da sua grande variedade. Os tipos de textos apresentam características e formatos diferentes. Por isso a importância de conhecer bem cada um deles.

Um exemplo de dúvida comum está na escrita da síntese. Geralmente ela é confundida com o resumo, com a sinopse, com o fichamento e até com a resenha crítica.

Para que essa dúvida não exista mais, fique por dentro das características de cada um desses tipos textuais.

 

Síntese

Ela representa o apanhado geral de um texto. Destacam-se nela as suas principais informações, deixando claro o que é mais importante e destacando o que é irrelevante para a sua compreensão.

As sínteses podem ser reconhecidas por essas três maneiras:

– Argumentativa: pois além de destacar as principais características do texto, o apoia em autores ou outros textos que justifiquem a sua argumentação.

– Crítica: quando acontece a discussão do que foi escrito pelo autor no texto original.

– Explicativa: apresenta tópicos importantes para a compreensão do leitor, e também ajuda na melhor fixação do tema proposto.

 

Sinopse

A sinopse, ao contrário de como é feito na síntese, que é escrita por outra pessoa que não o autor, é feita no próprio texto. Ela expressa a ideia de quem escreveu o texto sobre a sua relevância, e geralmente é colocada entre o título e o resto do texto, no caso de livros e revistas.

 

Fichamento

Método muito usado na faculdade, o fichamento serve para registrar dados de livros ou documentos, com o propósito de facilitar na busca quando requisitados novamente.

Podem ser utilizados para escrever citações de autores, por exemplo, copiando as suas frases na íntegra e dando os devidos créditos, para ajudar no momento de transcrição para os artigos ou trabalhos do tipo.

Resenha

A resenha se destaca por apresentar uma maneira mais crítica de escrita. Nela é possível que o autor deixe explícita a sua opinião, crítica e posicionamento sobre o texto original. É um texto argumentativo, que permite ainda a comparação com outras obras, as ligações com outros textos e autores, a utilização de exemplos, entre outras características.

Resumo

O objetivo primordial do resumo é o mesmo da síntese. Apresentar as ideias principais do texto, através da utilização de uma quantidade bem menor de palavras.

A partir do resumo, a leitura se torna mais rápida e objetiva. Nos resumos de livros, por exemplo, podemos conhecer os textos sem a necessidade de ler a obra inteira. O resumo precisa apresentar as palavras-chave do texto original, além de agrupá-las e representá-las no texto de acordo com a sua relevância para o leitor.

Deve-se atentar para a escrita do resumo. O texto deve ser feito com as suas palavras, de uma forma clara e objetiva, mas sem alterar o seu conteúdo. Diferente da resenha, no resumo não é permitido colocar a opinião pessoal, criticar ou dar alguma sugestão ao autor. A escrita deve ser feita somente com o que o autor diz no texto original.

 

Dicas para escrever uma boa síntese

– Antes de qualquer coisa, para obter um texto coerente, é necessário que se faça a leitura completa da obra original. Somente a partir dessa compreensão básica que a primeira leitura oferece, será possível entender o que ele traz de maior relevância para ser destacado na sua escrita.

– Uma maneira bem eficiente de memorização e aprendizagem dos mais diversos assuntos, é com a prática. Tanto na faculdade, como na escola, ela contribui na melhor fixação dos assuntos, melhorando o rendimento de quem a utiliza como método de estudo.

– Para que a síntese seja clara e objetiva, é necessário que não existam dúvidas sobre o tema do texto. Só com todas as dúvidas sanadas é possível destacar os seus pontos mais relevantes. Caso ajude, ainda se pode grifar os termos e frases que tem maior destaque ao longo do texto.

– Assim como na produção de textos gerais, o texto deve ter introdução, onde será identificado o assunto abordado, o desenvolvimento, que mostrará os pontos mais importantes do texto, e a conclusão, fechando o assunto. É importante fazer de forma coerente os destaques do texto, pensando em quem vai ler somente a síntese, possibilitando que a leitura faça mesmo um apanhado geral da obra.

– Outra coisa que não se deve esquecer é da revisão do texto. Quando concluído, é importante ler tudo novamente, prestando atenção na sua ortografia e nos seus elementos básicos.

 

Não confunda síntese com resumo!

Apesar de serem bastante confundidos um com o outro, a síntese e o resumo, mesmo se parecendo muito, não são a mesma coisa.

Os dois temas apresentam semelhanças e diferenças. Uma das semelhanças é que os dois apresentam em seu texto as principais ideias do autor, e não utilizam frases completas do texto original. Eles são escritos com as suas próprias palavras.

Já nas diferenças, observa-se que o resumo tem um caráter mais informativo, enquanto a síntese apresenta um caráter mais pessoal. Além disso, o tamanho desses textos é diferente. O resumo costuma ser bem maior que a síntese.

 

Vamos fazer uma síntese do assunto?

A síntese é uma descrição criada de forma resumida do texto original. Nela, são apresentadas as partes mais importantes e as principais características do texto. Nesse sentido, síntese significa fazer a reprodução em poucas palavras, o que o autor disse no texto original, podendo captar a ideia central.

A síntese pode ser conhecida de três formas, sendo: argumentativa, crítica e explicativa.

Um exemplo de dúvida comum está na escrita da síntese. Geralmente ela é confundida com o resumo, com a sinopse, com o fichamento e até com a resenha crítica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.