Diário: Conheça o gênero textual usado para relatos cotidianos

Diário deriva do latim diarium, cuja palavra faz referência a “dia”. É um tipo de autobiografia narrada em primeira pessoa. Embora seja conhecido popularmente como um caderno de anotações é um dos gêneros textuais assim como a fábula, o romance e a notícia, por exemplo.

A importância do diário está na possibilidade do seu registro histórico, que pode ajudar no desenvolvimento de pesquisas ou findar em uma biografia sobre alguma personalidade interessante.

Um diário pode ser usado com objetivos diferentes como para memorial, relatos, lamento, dentre outros. Não tem uma estrutura fixa e adapta-se à necessidade da comunicação. As características mais presentes são a linguagem informal e na primeira pessoa, expressões sentimentais, registro cronológico com páginas datadas e assinatura.

Os diários podem conter caráter real ou de ficção. Podem trazer experiências, sonhos, planos, segredos e outras intimidades. Um diário brasileiro que tornou-se famoso foi “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina Maria de Jesus e publicado em agosto de 1960. A obra reúne 20 diários escritos por Carolina, uma mãe solteira, mulher negra, sem instrução escolar e moradora de uma favela de São Paulo.

Os diários que resultaram no livro foram traduzidos para treze idiomas e alcançaram uma tiragem de mais de 100 mil livros vendidos em um ano no Brasil. Na obra, a autora relata como é a sua luta para sobreviver como catadora de lixo na metrópole paulistana.

Estrutura de um diário

Quem escreve um diário tem a possibilidade de desenvolver um texto mais livre, se comparado a outros gêneros. No geral, os diários contêm:

  • Presença de um vocativo (“querido diário”, “meu diário” etc);
  • Data;
  • Assinatura.

 

Observa-se essas características presentes no trecho a seguir, retirado da obra “O Diário de Anne Frank”:

Sexta-feira, 14 de Abril de 1944

Querida Kitty:

A atmosfera está ainda tensa. O Pim está muito irritável. A sra. van Daan está deitada com uma constipação e faz cenas; o marido está pálido e não tem cigarros que o animem; o Dussel, depois de ter resolvido sacrificar uma parte das suas comodidades, anda descontente.

Há muita coisa que não funciona. O W.C. está a deitar água e a torneira está perra. Mas graças às nossas muitas relações, estes males hão-de remediar-se depressa. Há ocasiões em que estou sentimental, sei-o bem, mas… por vezes há razões para o sentimentalismo. Quando o Peter e eu estamos sentados num caixote duro, no meio de ferros-velhos e de pó, muito juntos, eu com um braço em volta dos seus ombros, ele com um braço em volta dos meus ombros, quando ele brinca com uma madeixa do meu cabelo, quando lá fora se ouve o chilrear dos pássaros, quando se vê as árvores a pintarem de verde quando o sol nos chama e o ar é todo ele azul, oh!, então os meus desejos são infinitos.

Mas aqui só se vêem caras carrancudas e descontentes. Suspiros e queixumes por toda a parte. Tudo isto dá a impressão de que as coisas vão cada vez pior. A verdade, no entanto, é que tudo corre sempre mal se não soubermos reagir. Já não há ninguém cá no anexo que nos sirva de exemplo, cada um luta sozinho com os seus nervos. Só se ouve dizer:

– Quem me dera que isto acabasse!

A mim, o trabalho, a esperança, o amor e a coragem fazem-me aguentar, mais até: tornam-me boa e feliz. Creio, Kit, que estou um pouco maluquinha hoje.

Tua Anne

 

Tipos mais comuns de diário

Ficção

Ao contrário dos diários com histórias verídicas, um diário de ficção trata-se de uma obra literária composta por anotações do autor. É escrito para que outras pessoas leiam, a exemplo da coletânea americana “Diário de um banana”, de autoria do cartunista Jeff Kinney.

Online

O diário online ou de rede, conhecido popularmente como blog, surgiu da junção entre a necessidade de escrever e o fenômeno virtual. É um diário online, lido por meio da internet, em que pode ser de relato pessoal ou assunto específico.

Gravidez

É um tipo de registro muito comum entre as gestantes que costumam deixar relatado o dia a dia da gravidez com intuito de recordar futuramente ou para acompanhamento médico.

Viagem

O diário de viagem contém relatos de passeios, dicas para viajantes e o que mais interessar associado ao universo do viajante.

Como escrever um diário

Como dito anteriormente, o diário é um gênero que possui uma forma mais livre de expressão. Apresenta algumas características estruturais, mas o diferencial de cada um é o desenvolvimento do texto, que é a narrativa contada.

Não existe um padrão correto para escrever um diário e deve-se ficar atento a esta questão que pode cair como pegadinha em provas. No entanto, para um melhor desenvolvimento têm-se, abaixo, algumas dicas para a produção de um diário:

  • Pode-se pensar em algo que chamou a atenção durante o dia e registrar contando com a expressão dos sentimentos do autor. Pode ser um assunto específico ou acontecimentos gerais.
  • Reflexões são ótimas para serem registradas. Uma boa ideia é escrever sobre planos para o futuro fazendo uma lista de metas e/ou planos de ação. Pode-se dividir os desafios por períodos “curto”, “médio” e “longo”.
  • Escrever sobre sentimentos tidos ao longo do dia e o que motivou esta sensação pode ajudar a melhorar a sensação de desconforto.
  • Frases inspiradores e recortes que inspirem a melhorar e a lutar por objetivos também são bem-vindos.
  • Pode-se fazer uma compilação de filmes assistidos ou livros lidos com breves resumos. Além de organizar, ajuda a fixar o conteúdo visto.
  • Deve-se anotar a data no início do texto ou no topo da página. Isto ajuda a contextualizar a leitura posteriormente.
  • Aconselhável ter algo em mente para escrever antes de iniciar o processo da produção escrita.
  • Comece o texto usando vocativo, como se estivesse iniciando um diálogo com um conhecido.
  • Diferentemente do texto dissertativo, aqui pode-se escrever na primeira pessoa do discurso.
  • Deve-se detalhar ao máximo, para ajudar na lembrança dos fatos quando o texto for lido em um período distante.

Diário Online

Além dos blogs, há outro modelo de diário online. A internet dispõe de diversas plataformas online e gratuitas para que você possa guardar seus pensamentos e ideias de forma segura.

O Monkkee, por exemplo, é um tipo de diário virtual e privado. Nessa plataforma não há recurso para postagens públicas, somente o dono do diário tem acesso ao que foi escrito. Além disso, o site é criptografado, garantindo que as mensagens não serão violadas e utilizadas por terceiros. Esse modelo de diário online ainda executa algumas funções, como inserir imagens, criar categorias de assunto, calendário, busca de texto e tantas outras. Mas a maior vantagem do diário online é que você nunca irá perdê-lo, tudo o que foi escrito sempre estará armazenado e disponível.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.