Demais ou de mais?

Expressões parecidas que dão significados diferentes à frase

Usar demais ou de mais na construção de uma frase é a dúvida de muitas pessoas, que recorrem à internet para pesquisar. As duas palavras existem na gramática, mas precisam ser encaixadas no contexto certo para transmitir a mensagem com coerência.

A palavra demais quando é escrita junta tem função gramatical de advérbio de intensidade, enquanto que a palavra de mais (escrita separada) é classificada como locução adverbial com sentido de quantidade.

Quando usar demais ou de mais

Na dúvida entre usar demais ou de mais, deve-se ter em mente que a palavra demais, por ser um advérbio, pode modificar verbo, adjetivos ou o próprio advérbio. Com o sentido de intensidade tem a função de exprimir excesso ou algo além da conta.

Essa palavra também pode substituir o termo “ademais”, que também é um advérbio e possui significado de “além disso”, “aliás” e “além do mais”. Contudo, essa palavra vem sempre acompanhada por vírgula e deve ser usada para acrescentar uma informação a algo que já foi dito.

A palavra escrita de forma junta também pode integrar a oração com o sentido de “outros” como: “Os alunos que se esforçaram tiraram 10 na prova, os demais (os outros) ficaram abaixo da média.”

Já a palavra “de mais” é o oposto de “de menos”. Na frase ela emprega significado de quantidade (mais ou menos).

Exemplos

  • O show agradou demais ao público.
  • Ana colocou comida de mais no seu prato e não conseguiu comer tudo.
  • A festa de José agradou demais aos convidados.
  • A minha neta ficou contente demais quando foi aprovada no concurso público que ela tanto queria.
  • Larissa gastou de mais com supérfluos nesse mês.
  • João disse que não vê nada demais naquela menina.
  • “Bebeu demais, comeu de tudo, dançou sozinho, encheu o bolso de salgadinho. Foi pra fila da pipoca…” (Música: O penetra; Intérprete: Zeca Pagodinho).

Microsoft Word diz que “de mais” está errado: o que fazer?

Ao escrever a palavra “de mais” no Word pode aparecer uma linha azul sob a palavra. Isso quer dizer que o sistema detectou uma inconsistência na expressão, ou seja, para a ferramenta de texto há um problema de formatação – no espaçamento – que deverá ser corrigido. No entanto, deve-se atentar que isso é uma falha do sistema que pode confundir o usuário do Word e pode induzir ao erro, principalmente, se a ferramenta estiver habilitada para autocorreção.

Como sabe-se que a palavra de mais não está errada – desde que empregada com sentido coerente na frase – a sugestão é ignorar essa sinalização do Word.

Para solucionar, deve-se clicar sobre a palavra sinalizada com a linha azul e, com o botão direito, clicar em “ignorar”. Com essa ação, desativa-se o comando sinalizador de formatação equivocada da ferramenta de texto.

Outra forma de desabilitar a sinalização errônea é indo nas abas de Ferramentas e Revisão. Caso o usuário esteja usando o Microsoft Office Word 2003 ou no Microsoft Word 2002 o passo-a-passo é feito pelo menu Ferramentas e, depois, na opção Ortografia e Gramática. Já no Word 2007 ou superior deve-se ir para a aba Revisão e, posteriormente, em Ortografia e Gramática.

Ao usar essa ferramenta, deve-se ter cuidado! É importante estar atento a esse fato para não cair no erro de aceitar a sugestão do Word, ainda que no modo automático. Outra observação é que uma vez ignorada essa opção a ferramenta não irá mais sinalizar a palavra “de mais” como errada ao longo do arquivo de texto.

Forma correta de escrever demais ou de mais

Existem algumas expressões que muitas pessoas têm dúvidas se devem optar por demais ou de mais. Elas estão listadas abaixo com as devidas formas corretas. Acompanhe!

  • Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais.
  • Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais.
  • Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.
  • Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais.
  • Rápido demais ou rápido de mais: o correto é rápido demais.
  • Aprender nunca é demais ou aprender nunca é de mais: o correto dessa frase é aprender nunca é demais. (E isso é verdade!).
  • Pessoas demais ou pessoas de mais: aqui tem uma pegadinha que possibilita que as duas formas estejam corretas, dependendo do contexto. Se a intensão é dizer que há muita gente ou superlotação de pessoas a forma a ser empregada será “de mais”, pois apresenta sentido de quantidade. No entanto, se o sentido da frase é de pessoas extraordinárias ou pessoas incríveis, nesse caso a forma certa é “pessoas demais”.

 

Filme Três é demais

A série de comédia Full of house, conhecida em português pelo nome “Três é demais”, pode dar um nó na cabeça em quem está aprendendo sobre como usar demais ou de mais. Isso porque, como aprendido, de mais tem sentido de quantidade. Logo, se alguém diz que três é muito refere-se à quantidade.

Essa série conta uma narrativa de Danny Tanner, pai viúvo, que procura ajuda de amigos para criar suas três filhas. Em outros idiomas o nome do filme pode ser interpretado como “Casa cheia”, tradução ao pé da letra do nome em inglês. Por isso, a lógica adotada na hora da escrita está intrínseca ao sentido de excesso ou “além da conta”. Portanto, o nome do filme em português não está errado no ponto de vista gramatical diante das circunstâncias apresentadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.