Comunicação x Linguagem verbal e não verbal

Contribuem para compreensão e interpretação na comunicação

Todo ato comunicativo se dá pela ação da linguagem, que podem ser definidas como linguagem verbal e não verbal. Em outras palavras, essas formas de linguagem são definidas como modalidades comunicativas. Isso significa que será necessário a ação de um emissor e de um receptor, com o intuito de receber ou transmitir uma mensagem.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem.

Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem.

Comunicação x Linguagem verbal e não verbal

A comunicação é o processo de troca de informações entre um emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos, portanto, a linguagem verbal e não verbal são componentes que fazem parte dos elementos da comunicação.

Linguagem verbal

Quando se fala com alguém, lê um livro ou uma revista, é utilizado a palavra como um código. Esse tipo de linguagem, como vimos no início do texto, é conhecido como linguagem verbal, podem ser através de palavra escrita ou falada.

Certamente, essa é a linguagem mais comum no dia a dia. Quando alguém escreve uma mensagem em rede social, por exemplo, ela está utilizando a linguagem verbal, ou seja, transmitindo informações através das palavras.

Para exemplificar essa definição, confira um poema de Fernando Pessoa, que utiliza as palavras para expressar seus sentimentos.

 

Autopsicografia

 

O poeta é um fingidor.

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.

 

E os que lêem o que escreve,

Na dor lida sentem bem,

Não as duas que ele teve,

Mas só a que eles não têm.

 

E assim nas calhas de roda

Gira, a entreter a razão,

Esse comboio de corda

Que se chama coração.

Linguagem não verbal

A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Portanto, ela basicamente vai lidar com imagens. Nesse caso, o código a ser utilizado é através da simbologia. A linguagem não verbal é constituída por gestos, tom de voz, entre outras coisas. Portanto, é possível notar que a ausência de palavras não significa a ausência de texto.

Por exemplo:

  • Se uma pessoa está dirigindo e vê o sinal vermelho, qual a primeira reação a se fazer? Parar.

Pois bem, essa comunicação é feita através da linguagem não verbal.

Ao contrário do que muitos pensam, a linguagem não verbal é utilizada constantemente na vida das pessoas. Um exemplo disso é através dos sinais de trânsito.

Os gestos e a expressão corporal também são classificados como uma linguagem não verbal. Por exemplo:

  • Quando um pai diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Bem provável que não.

Linguagem mista ou linguagem híbrida

A comunicação entre pessoas quase sempre se estabelece através de gestos e palavras, havendo, portanto, a junção das duas formas de linguagem. Essa junção é definida como linguagem mista.

Isso pode ser visto também nas revistas em quadrinhos, que comunicam através de imagens e palavras.

Definição de linguagem

A linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos, através de signos convencionais, sonoros, gráficos ou de qualquer tipo. Seguindo uma escala evolutiva, é possível considerar a primeira forma organizada de comunicação é a falada, em seguida, com o tempo, criou-se a forma escrita e que proporcionou ao ser humano conhecer o tempo e a distância.

Atualmente, os meios de comunicação possuem um alcance ainda maior do que as formas anteriores, graças aos avanços da tecnologia. A linguagem verbal humana  é estudada pela linguística, enquanto que para estudar a linguagem e seus signos,utiliza-se a semiótica.

Linguagem verbal e não verbal no ENEM

Durante a prova Exame Nacional do Ensino Médio, as utilizações de imagens são bastante comuns na área de Língua Portuguesa, se destacando na parte de Interpretação de texto. Essas demonstrações podem ser feitas através de quadrinhos, charges, entre outras demonstrações.

Com isso, é de fundamental importância compreender a diferenciação entre os diversos tipos de linguagem. O assunto parece ser de fácil compreensão, mas é necessário entender que cada tipo de linguagem possui sua característica e pode ser encontrada de diversas formas durante o Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.