Como fazer uma boa redação

Estar atualizado, ter conhecimentos gramaticais e praticar são dicas valiosas

Como fazer uma boa redação é um desafio para a maioria dos estudantes, pois a redação é uma das avaliações mais temidas nas atividades escolares e principalmente no Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), visto que uma nota alta na redação pode fazer toda a diferença no resultado final.

Muitos se perguntam por onde começar e como organizar as ideias no papel. Mas, por mais difícil que pareça, escrever bons textos pode ser muito simples. Para isso, é necessário seguir a estrutura adequada, conhecer bem as regras gramaticais e, o mais importante, ler e estar bem informado sobre os principais assuntos que permeiam os jornais. Sem dúvida isso vai fazer toda a diferença no momento de escrever.

Tipos de redação

Para saber como fazer uma boa redação é fundamental relembrar os principais tipos de textos. São eles:

Narração: é um relato de uma história ou fato apresentado em sequência;

Descrição: é o detalhamento minucioso de pessoas, lugares, objetos ou acontecimentos;

Dissertação: é a exposição e a defesa de um ponto de vista por meio de argumentos.

A maioria dos vestibulares, assim como o Enem, exigem o texto dissertativo, que exige do estudante uma capacidade de análise e argumentação sobre assuntos importantes da atualidade. Vale lembrar que esse tipo de texto deve ser escrito em terceira pessoa.

Se você está se perguntando: “mas, por onde começar?” Fique atento à próxima dica!

Tema

A primeira dica de como fazer uma boa redação é dar bastante atenção ao tema. Sim, ele é o “coração” do texto e pode aparecer apenas como uma palavra, mas também por meio de uma frase. Portanto, leia e reflita sobre o assunto. Em seguida faça as seguintes perguntas a respeito do tema:

  • – O quê?
  • – Como?
  • – Quando?
  • – Onde?
  • – Por quê?

Esses questionamentos ajudarão a desenvolver uma linha de raciocínio sobre o assunto e auxiliarão no planejamento e organização do texto.

Produção do texto

Com base nas respostas listadas no tópico anterior já é possível esboçar um rascunho por meio do desenvolvimento mais aprofundado de cada uma das respostas. Tente transformá-las em parágrafos, aprofundando um pouco mais sobre cada uma delas de maneira coesa e organizada.

Leve em consideração que, de maneira geral, é exigido um máximo de 30 linhas. Portanto, não é necessário escrever parágrafos muito extensos, o que pode também tornar o texto cansativo. Essa é também uma importante dica sobre como fazer uma boa redação.

Estrutura

Finalizado o rascunho, chegou o momento de organizar tudo que foi escrito. Mas, não precisa se desesperar. Para formatar o texto da maneira adequada, com uma ordem de apresentação das ideias, é fundamental seguir uma estrutura formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Saiba mais sobre cada uma dessas partes do texto e fique “fera” em como fazer uma boa redação.

Introdução

A primeira parte do texto é a introdução. Portanto, ela deve ser objetiva, direta, atrativa e prender a atenção do leitor. Para isso, o tema deve ser apresentado já na primeira frase, de maneira a deixar claro o posicionamento a respeito daquele assunto.

Para exemplificar, observe a introdução da redação escrita por Gabriela Costa que tirou nota máxima no Enem em 2014, com o tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”:

“Desde o início da expansão da rede dos meios de comunicação no Brasil, em especial o rádio e a televisão, a mídia publicitária tem veiculado propagandas destinadas ao público infantil, mesmo que os produtos ou serviços anunciados não sejam destinados a este. Na década de 1970, por exemplo, era transmitida no rádio a propaganda de um banco utilizando personagens folclóricos, chamando a atenção das crianças que, assim, persuadiam os pais a consumir.”

De imediato é possível perceber o tema da redação e o posicionamento da autora ao afirmar que “a mídia publicitária tem veiculado propagandas ao público infantil mesmo que os produtos ou serviços anunciados não sejam destinados a este.”

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a segunda parte da redação e a mais longa. Ele deve conter três ou quatro parágrafos, a depender da quantidade de linhas de cada um deles. É nesse momento que serão apresentados os argumentos que defenderão a ideia exposta na introdução.

Então, se você está se questionando sobre como fazer uma boa redação, preste bastante atenção no desenvolvimento. Uma estratégia que pode ajudar é estabelecer uma cronologia e hierarquia dos argumentos, para evitar que o parágrafo fuja do tema ou fique confuso. Analise um trecho do desenvolvimento elaborado por Gabriela Costa:

“É sabido que, no período da infância, o ser humano ainda não desenvolveu claramente seu senso crítico, e assim é facilmente influenciado por personagens de desenhos animados, filmes, gibis, ou simplesmente pela combinação de sons e cores de que a publicidade dispõe. Os adolescentes também são alvo, numa fase em que o consumo pode ser sinônimo de autoafirmação. Ciente deste fato, a mídia cria os mais diversos produtos fazendo uso desses atributos, como brindes em lanches, produtos de higiene com imagens de personagens e até mesmo utilizando atores e modelos mirins nos comerciais.”

Conclusão

A conclusão é a parte final da redação. Ela deve resumir de maneira concisa tudo o que foi abordado durante o texto, além de propor uma solução possível para o problema exposto.

Veja de que maneira Gabriela Costa concluiu a redação sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil”:

“A legislação brasileira necessita, portanto, continuar a romper com as barreiras impostas pela indústria publicitária, a fim de garantir que o público supracitado não seja alvo de interesses comerciais por sua inocência e fácil persuasão. No âmbito educacional, as escolas devem auxiliar na formação de cidadãos com discernimento e capacidade crítica. Desta forma, é importante que sejam ensinados e discutidos nas salas de aula os conceitos de cidadania, consumismo, publicidade e etc., adequando-os a cada faixa etária.”

Como fazer uma boa redação

Elaborar um rascunho e conhecer a estrutura são dicas importante de como fazer uma boa redação. Mas, além de tudo isso, é fundamental desenvolver o hábito da leitura, que ajudará no desenvolvimento da capacidade analítica, se manter atualizado sobre os principais assuntos da atualidade e praticar.

Quanto mais textos você produzir durante o horário de estudo, mais apto estará para desenvolvê-los com qualidade e, assim, será muito mais fácil escrever sobre qualquer tema proposto tanto na escola, como no Enem, vestibular ou em um concurso público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.