Coesão textual: tipos e elementos

Relação de harmonia entre os elementos textuais

Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

A coesão textual assegura a ligação entre palavras e frases, interligando as diferentes partes de um texto. Ela pode ser percebida ao se verificar que as frases e os parágrafos estão entrelaçados no texto, de modo que um elemento dá sequência ao outro, determinando a transição das ideias presentes no texto.

A coesão é essencial para garantir que o texto seja harmonioso, que transmita a mensagem com clareza e que faça sentido para o leitor. Para isso é necessário empregar elementos de coesão, utilizando conjunções, pronomes, advérbios, entre outras expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

Elementos que garantem a coesão textual

Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo.

Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.

A correlação dos verbos trata da correta utilização dos tempos verbais a fim de garantir a coesão temporal ordenando os acontecimentos de maneira lógica e linear, o que possibilita uma compreensão da sequência dos fatos.

Tipos de coesão textual

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Coesão referencial

Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto. Esses elementos são chamados de anáforas (usada para se referir aos termos já citados no texto) e catáforas (usada para se referir aos termos que serão citados na sequência do texto).

Na coesão referencial, os termos conectivos anunciam ou retomam as frases, sequências e palavras presentes em um texto. Para fazer essas retomada geralmente são utilizados pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos ou expressões adverbiais de lugar.

A coesão referencial é uma das mais usadas. Esse tipo de coesão evita o uso de diversas repetições no mesmo texto usando um termo para fazer referência a outro. Ou seja, é o tipo de coesão que reitera algo que já foi dito antes, substituindo uma palavra por outra que possui com ela alguma relação semântica.

Coesão lexical

A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto. Esse tipo de coesão estabelece uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia. Por meio de sinônimos, pronomes, heterônimos ou hipônimos, que estabelecem uma corrente de sentido fazendo remissão às mesmas ideias por meio de diferentes termos.

Dessa forma, a coesão lexical usa palavras ou expressões análogas para substituir termos já utilizados e para identificar e nomear elementos textuais que já forma citados.

Esse tipo de coesão textual é essencial para manutenção da unidade temática do texto que necessita de uma carga de redundância. A coesão lexical constrói uma cadeia de sentidos fazendo remissão das mesmas ideias através diferentes expressões.

Coesão por elipse

Esse tipo de coesão ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido. Isso quer dizer que a coesão lexical consiste na supressão de elementos que são facilmente identificados ou que já tenham sido mencionados no texto.

A omissão dos termos acontece, geralmente, com a substituição por uma vírgula, que pode ser usada em lugar de um  pronome, um verbo, nomes e frases inteiras.

Coesão por substituição

Esse tipo de coesão consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial. Assim como em outros tipos de coesão textual, ela usa termos que retomam outros que já foram mencionados. A coesão por substituição emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da anáfora.

A coesão por substituição acontece à medida em que substantivos, verbos, períodos ou trechos de textos são substituídos por conectivos ou expressões que resumem ou fazem remissão ao que já foi dito.

Coesão sequencial

Esse tipo de coesão textual faz uso de conjunções, conectivos e expressões que dão sequência aos assuntos, estabelecendo uma continuidade em relação ao que já foi dito.

A coesão sequencial usa expressões como: diante do exposto, a partir dessas considerações, embora, logo, com o fim de, diante desse quadro, em vista disso, tudo o que foi dito, esse quadro, por conseguinte, caso, entre outras. Ela dá sequência ao texto por meio das relações semânticas que ligam as orações.

Recursos utilizados na coesão textual

Para a coesão textual são utilizados alguns recursos essenciais que contribuem para a a harmonia dos elementos textuais. Conheça alguns deles:

  • Ordenar as palavras corretamente nos períodos;
  • Utilizar corretamente as flexões nominais como a flexão de gênero e número;
  • Fazer uso adequado das flexões verbais como a flexão em número, pessoa, modo e tempo;
  • Usar corretamente as preposições e conjunções.

Outros recursos também são responsáveis pela coesão de um texto, os principais deles são as palavras de transição. Essas palavras estabelecem uma inter-relação entre termos, frases, orações e parágrafos.

Palavras de transição

As palavras de transição possuem sentidos diferentes e são compostas preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Conheça algumas delas:

SENTIDO

PALAVRAS DE TRANSIÇÃO

Introdução, começo

Inicialmente, primeiramente (começo, introdução), antes de tudo, desde já.

Continuação

Além disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim.

Conclusão

Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal.

Tempo

Logo após, ocasionalmente, posteriormente, atualmente, enquanto isso, imediatamente, não raro, concomitantemente

Conformidade

Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com.

Consequência

Daí, por isso, de fato, em virtude de, assim, naturalmente

Exemplificação, esclarecimento

Então, por exemplo isto é, a saber, em outras palavras, ou seja, quer dizer, rigorosamente falando.

Para fixar na mente

Um texto com coesão textual é um texto que tem uma lógica, de forma que os elementos dele se complementem de forma harmoniosa.

Em outras palavras, esse tipo de mecanismo faz com que as palavras e as frases de um texto sigam uma ligação, possibilitando a compreensão de todo o contexto da história.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.