Cartaz: Dicas de interpretação

Gênero textual de fácil compreensão

O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa.

Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.

Relembrando os Gêneros textuais

Os gêneros textuais são as formas de linguagem que são empregadas nos textos. Cada texto possui uma característica que o diferencia de outro. São essas características que determinam a que gênero esse texto vai pertencer.

Observe alguns exemplos de gêneros textuais:

Texto dissertativo: ele demonstra uma opinião sobre um determinado assunto. É o texto mais solicitado nas redações dos vestibulares e do Enem. O seu objetivo não é convencer quem lê o texto sobre o assunto, mas expor as ideias do ponto de vista do seu autor.

Texto argumentativo: possui introdução, desenvolvimento e conclusão, e apresenta o assunto, expondo argumentos que enfatizam o que é informado.

Texto prescritivo: esse texto instrui o leitor sobre determinado assunto. Tem-se como exemplos as leis, os editais, e outros documentos prescritivos.

Texto narrativo: possui uma estrutura básica, com apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Um exemplo de texto narrativo é a novela, ou o romance.

Texto expositivo: esse tipo de texto expõe uma determinada ideia ou conceito. Pode ser comparativo, informativo ou descritivo. Os textos jornalísticos são exemplos.

Texto injuntivo: esse formato textual oferece instruções sobre algum assunto para o leitor. Manuais de instrução de equipamentos, por exemplo, são textos injuntivos.

Texto descritivo: refere-se ao assunto, fazendo a sua descrição, seguindo o ponto de vista do autor do texto. O cardápio é um exemplo.

 

O que é o cartaz?

O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.

Produção publicitária de 1943 para uma propaganda nos EUA. (Foto:Pixabay)

Os cartazes possuem determinadas finalidades. Eles são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos. São usados para instruir, persuadir e informar. Além disso, servem ainda para convencer, conscientizar ou sensibilizar o leitor.

Eles são vistos de duas maneiras: na linguagem verbal e na linguagem não verbal.

Na linguagem verbal são apresentadas as mensagens de forma clara e objetiva, com textos curtos, para que sejam vistos e entendidos pela maior quantidade de pessoas possível.

Veja no exemplo:

Cartaz do filme de Chaplin. (Foto: Flickr)

Já os cartazes não verbais, apresentam imagens que trazem relação com o que quer ser passado. Os conteúdos são atraentes, para chamar a atenção das pessoas.

Veja o exemplo de cartaz com linguagem não verbal:

Imagem informando sobre a lixeira. (Foto: Pixabay)

Quem encontra a imagem acima em qualquer ambiente, já entende que ali é um local onde se pode descartar o seu lixo.

Mais um exemplo comum de cartazes, são os produzidos para persuadir o seu leitor. Geralmente eles são usados nas campanhas políticas, ou em campanhas de saúde do governo.

Campanha do Ministério da Saúde de 2010. (Foto: Flickr)

Outro exemplo é o cartaz utilizado nas passeatas e manifestações. Eles apresentam as reivindicações e cobram por respostas.

Os cartazes promovem a comunicação com o leitor, levando as informações de forma compreensível e de fácil acesso.

 

As características de um cartaz

Algumas regras são importantes na hora de confeccionar um cartaz. Veja as suas características e o que deve ser seguido:

  • – O texto deve ser feito de forma imperativa. Os verbos podem estar tanto na forma negativa, como na positiva, mas precisam sugerir algo, seja uma ordem, um convite, um aviso.
  • – Pode ser utilizada a linguagem verbal, onde o texto escrito é o protagonista, ou não verbais, se apropriando de imagens, já que elas também passam mensagens. Os cartazes podem conter ainda, as duas formas de apresentação juntas.
  • – É importante prezar pela clareza e objetividade do texto. Eles devem ser curtos, sugestivos e de fácil interpretação.
  • – Pode-se fazer uso das figuras de linguagem para tornar o texto mais expressivo.
  • – O uso da criatividade também é importante, para manter o texto atrativo e atingir mais pessoas.

 

O uso correto desse gênero textual

Geralmente o cartaz é utilizado para fazer divulgação. É fácil encontrar por aí anúncios de festas, shows, cinema. Mas eles podem ser utilizados também em manifestações políticas, em trabalhos escolares ou em anúncios de lançamento de algum produto. As agências de publicidade são grandes produtoras desses materiais.

Eles podem ser vistos também em campanhas do governo, como as de saúde, de desarmamento, contra as drogas, entre outras. No mercado fonográfico, são utilizados para fazer lançamento de artistas ou de discos.

Os profissionais que produzem esse tipo de material são os publicitários, artistas e designers.

É preciso prestar atenção na escolha do local para a sua divulgação, objetivando o maior número possível de leitores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.