Carta: Tipo de texto e meio de comunicação

A carta vem sendo substituída pelo e-mail, que é a forma de correio eletrônico mais usado no mundo.  Apesar da facilidade, algumas pessoas ainda preferem escrevê-las a próprio punho e depois as entregam a serviços que encaminham aos destinatários.

No início desse meio de comunicação quem pagava as postagens eram os destinatários.  Isso mudou após a criação dos  elos, uma vez que, previamente, os remetentes pagavam e colocavam nos envelopes os selos que correspondiam ao porte da encomenda. Caso os destinatários não fossem encontrados as encomendam eram devolvidas.

Tipos de carta

Carta pessoal

A linguagem que o remetente usará na carta pessoal depende do nível de intimidade que mantém com o destinatário, podendo ser mais formal ou informal. Se ela for escrita pra um amigo, em que existe uma aproximação maior, poderá ser utilizados apelidos e brincadeiras.

Todos os gêneros textuais possuem características próprias. A carta também apresenta algumas regras, mas não é sempre que precisam ser aplicadas. O assunto é livre, normalmente de ordem íntima e sentimental, e o tamanho pode ser médio ou grande. Quando o conteúdo for pequeno será considerado um bilhete.

O modo de escrita é particular, porém dispõe de algumas características específicas. Veja:

Local e data: o local e data devem ser inseridos logo no início da carta, normalmente do lado esquerdo;

Vocativo: pode apresentar apenas o nome do destinatário ou aparecer acompanhado por termos de cortesia, a exemplo de: “Querido amigo” e “Meu caro”. Também pode ser colocado o apelido da pessoa, mas isso depende do grau de intimidade do remetente e destinatário;

Texto: o remetente desenvolve o assunto da sua carta, levantando as principais ideias que deseja comunicar;

Despedida: dependendo do grau de intimidade entre o remetente e o destinatário,  essa despedida pode variar entre formal, informal ou cortês;

Assinatura: o remetente deve apenas colocar o seu primeiro nome.

Para a entrega de uma carta é necessário que o envelope esteja preenchido corretamente, constando dados como nome completo e endereço do remetente e destinatário.

Exemplo

Uberlândia, 30 de abril de 2013.

Querido amigo,

Só eu sei como você é desatento e despreocupado com as regras de boas maneiras. Conforme nossa amizade foi solidificando-se, acostumei-me com o seu jeito e aprendi que quando você esquece das datas de aniversário de seus amigos ou não responde alguns “emails” não tem a intenção de magoar ninguém, pois por trás desses descuidos não há desavenças pessoais. No entanto, agora você está com um “smartphone” posso tentar lhe ajudar a romper com essa falta de gentileza mais facilmente.

Sei que a sociedade moderna capitalista, na qual vivemos, contribui sobremaneira para acentuar em nós sentimentos individualistas. Logo, as pessoas estão quase sempre apressadas para cumprirem seus muitos afazeres. Nesse sentido, a pressa favorece que sejamos, por vezes, deseducados e grosseiros, por exemplo, no trânsito. Porém, eu quero lhe mostrar que todo esse estresse só tende a lhe fazer mal, tornando-o um cara agressivo e desequilibrado.

Para sua própria saúde física e mental é importante que você mantenha com as pessoas próximas relações harmoniosas, portanto, responda, mesmo na internet, os convites de seus amigos até quando não houver meios de vir aos encontros propostos por eles. Além disso, pare com essa sua mania de atender o celular durante o almoço ou no meio de conversas. Entenda que a pessoa ao seu lado quer a sua companhia e atenção. Garanto lhe que o mundo não acabará se seu telefone ficar desligado por poucos minutos.

Espero querido, que você compreenda minha iniciativa, pois não pretendo-lhe dar lições de moral, mas somente demonstrar a você que a convivência com aqueles que gostamos pode ser bem mais agradável. Olha só! Você não precisa e nem deve ser falso na tentativa de ser mais gentil. Só seja mais gentil com aquelas pessoas, pelos quais tem apreço. Até porque, creio que a gentileza só faz sentido quando parte de intenções genuínas e sinceras. Não se esqueça! Estou aguardando notícias suas, mas se quiser pode responder via SMS.

Com muitas saudades.

Josefa

Carta argumentativa

Esse tipo de carta é solicitada nas provas de concurso. É um texto dissertativo e argumentativo direcionado a um receptor universal. A estrutura  é composta pela saudação inicial, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida.

Características

  • Possui um caráter pessoal, sendo escrita na primeira pessoa do singular;
  • É direcionada a um leitor específico, com o qual é estabelecida uma relação, havendo interlocução;
  • O objetivo é convencer ou persuadir um interlocutor específico;
  • Traz argumentos que defendem um ponto de vista ou posicionamento do remetente;
  • É habitualmente escrita para que seja feita uma reclamação ou uma solicitação.

 

Exemplo

 

Currais Novos/RN, 11 de setembro de 2008

Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação,

Ao analisarmos os diversos problemas enfrentados pelos brasileiros, percebemos que a educação apresenta-se como um dos mais graves. Apesar da queda do analfabetismo na última década, ainda assumimos uma posição vergonhosa no “ranking” latino-americano.

Essa questão torna-se complexa, pois está relacionada a diversos problemas nacionais como a desigualdade na distribuição de renda, a exploração do trabalho infantil, dificuldades no acesso às escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, perfazendo um conjunto de tristes realidades, que separam cada vez mais, as famílias em situação de vulnerabilidade social do sistema regular de ensino.

As deficiências no processo de ensino-aprendizagem também merecem atenção, principalmente nos primeiros anos escolares. Metodologias de ensino inadequadas, carências de recursos humanos e materiais, péssimo sistema de transporte escolar, além de baixos salários, são elementos importantes que contribuem para a evasão escolar e para a má qualidade do serviço prestado.

Diante de tal situação, precisamos, ainda, percorrer um árduo caminho para que possamos ter um país que veja a educação com a seriedade merecida. Sendo assim, a valorização do magistério, a informatização das escolas, a capacitação profissional, além de um melhor planejamento dos recursos aparecem como estratégias importantes, para transformar o Sistema Educacional em um serviço eficiente e eficaz.

Atenciosamente,

Educalson Brasileiro

Carta do Leitor

A carta do leitor é direcionada a jornais e revistas como forma de apoio ou insatisfação diante dos materiais veiculados, sejam eles informativos ou publicitários. Esse estilo não existe um padrão a ser obedecido pelos leitores. Alguns veículos publicam toda a carta do leitor, dependendo da repercussão do assunto, outros já disponibilizam um espaço para exibição.

Para que seja feita a publicação desse tipo de carta, o leitor não pode usar palavras de baixo calão ou realizar ataques a grupos ou pessoas específicas.

Características

  • O texto é breve e escrito na primeira pessoa;
  • Geralmente possuem temas atuais;
  • A linguagem é simples, clara e objetiva;
  • Presença de destinatário e remetente;
  • Texto expositivo e argumentativo.

Exemplo

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2018

Caros Editores do Jornal do Futebol,

Gostaria de parabenizar o jornalista Luiz Abrão pela matéria publicada ontem elogiando a atuação da seleção brasileira na Copa do Mundo, com o título “Melhor atuação da seleção brasileira nos últimos mundiais”.

Porém, acredito que alguns jogadores deixaram a desejar dentro de campo, faltou raça e força de vontade. Vejo que, se houvesse mais empenho, poderíamos ter passado para a próxima etapa. Vamos torcer para o Neymar melhorar o seu desempenho para a Copa do Mundo do Qatar em 2022.

Assinado: João Felipe Morais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.