Abaixo ou a baixo: qual é o correto?

As duas palavras estão corretas e devem ser usadas de acordo com o contexto da frase

Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que expressam sentido de posição. Contudo, quando a palavra é escrita sem separação admite valor de advérbio de lugar, cujo sinônimo é de “embaixo”. Já a expressão grafada de forma separada é composta pela preposição “a” e o substantivo “baixo”, e possui sentido de movimentação (antônimo de “para cima”).

Em uma frase, quando a palavra “abaixo” é escrita junta, serve para indicar a posição do sujeito em relação a algo ou alguém ou expressar reprovação ou protesto. Essa palavra pode, também, ser usada nos termos “abaixo assinado” e “abaixo-assinado”.

 

Abaixo ou a abaixo: qual é o correto?

Essas duas palavras são consideradas corretas desde que estejam empregadas na frase conforme os seus respectivos significados, mas ao usar a palavra “a baixo”, deve-se atentar para o fato dela não receber crase.

Por exemplo, na oração “Meu anel caiu abaixo da mesa” usou-se a palavra “abaixo” sem separação porque nesse contexto ela está colocada corretamente, expressando sentido de lugar.

A palavra “abaixo” pode significar: situação ou posição de menor importância; local menos elevado; sinônimo de “embaixo”; posição subsequente; do alto para a parte inferior.

Já a palavra “a baixo” tem como significados: pouca extensão vertical; pequena estatura; pouca altura do solo, da terra ou de um plano de referência; pouco fundo; em nível ou numa altitude inferior à de outro; inclinado ou dirigido para o chão; ao nível do mar ou inferior a ele; perto da foz (de trecho de rio ou afim); situado mais ao sul; desfavorecido econômica e socialmente; que custa ou vale pouco; de pouco valor; de qualidade inferior; que não inspira respeito; desprezível, vil, reles; próprio de pessoas mal-educadas; grosseiro, chulo; pouco audível; que não tem capacidade para algo; próximo da época atual; cantor que tem a voz masculina de registro mais grave; ação e/ou palavra impensada; gafe; linha melódica mais grave de uma composição; coroa de lama ou de areia que, na vazante, fica descoberta ou quase à superfície; sopés de um monte área de intensa vida noturna, com grande concentração de bares e restaurantes; nome genérico de recife; nota mais grave de um acorde; compartimentos inferiores de uma casa ou do andar de baixo de um prédio de dois andares.

Exemplos

  • Joel perdeu o freio da bicicleta e desceu ladeira abaixo.
  • Segue abaixo a relação de documentos necessários para a inscrição.
  • Manoel está na Europa onde a temperatura está abaixo de zero.
  • Quando eu era criança caí abaixo do muro do quintal de uma amiga.
  • Catarina ficou feliz quando viu o seu nome abaixo do meu na lista de aprovados.
  • Bahia Blanca, na Argentina, fica abaixo do nível do mar.
  • O preço do limão está na tabela abaixo.
  • Os políticos estão abaixo da população.
  • Abaixo aos atos de violência contra os animais!
  • Quando entrei na sala, todos me olharam de cima a baixo.
  • O carro de Miguel estava tão sujo que ele precisou lavá-lo de cima a baixo.
  • Ele olhou o apartamento de alto a baixo e decidiu entrar.
  • Na sua moto, desceu a ladeira de cima a baixo.
  • Meu cachorro estava tão fedido que o lavei de cima a baixo com um balde com água.

 

Abaixo-assinado ou abaixo assinado?

As palavras abaixo-assinado e abaixo assinado costumam deixar em dúvida quem precisa usar essa palavra em uma frase. Isso porque as duas formas são recorrentes nos textos e estão corretas conforme a gramática.

No discurso oral somente dá pra entender o uso de umas das duas formas de acordo com o contexto, diferentemente da escrita, em que é possível identificá-las por meio do uso ou ausência do travessão.

A palavra abaixo-assinado (com emprego do hífen) especifica um tipo de documento que reúne assinaturas de pessoas que concordam com o teor do registro, que pode ser uma solicitação coletiva reivindicando direitos ou outros assuntos em comum.

As características de um abaixo-assinado incluem a redação na 1ª pessoa do plural (se o documento possuir um grau de maior pessoalidade) ou na 3ª pessoa do plural (caso o documento tenha teor impessoal); sequência textual argumentativa e o emprego do verbo no presente do indicativo. Tudo isso adequado à norma culta padrão do idioma acrescido de nomes de todos as pessoas que concordam com o abaixo-assinado e suas respectivas assinaturas no final do texto.

Já a palavra abaixo assinado (sem hífen) refere-se ao signatário, à pessoa que assina um documento, ou seja, quem deixou a assinatura. Exemplos: “O abaixo assinado, Luciano Aragão, defende as medidas solicitadas no documento”; “Eu, Gabriel de Jesus, abaixo assinado, peço que leia com atenção a reivindicação enviada ao senhor”; “Eu, Noélia Maria, abaixo assinada, não concordo com a mudança na diretoria do clube”.

 

Modelo de abaixo-assinado

 

Salvador, 25 de abril de 2019.

À síndica do condomínio Edf. Belle Verte, torre 3ª.

Srª. Maria Joaquina de Amaral Pereira Góis

Os moradores abaixo assinados, residentes no condomínio Edf. Belle Verte, torre 3A, solicitam que a senhora representante dos condôminos readmita o funcionário Manoel da Silva e Santos para as suas funções no cargo de vigilante, visto que os abaixo assinados concordam que a sua dispensa foi injusta e desnecessária mediante comprovação da sua idoneidade.

Solicitamos, também, que o ex-funcionário receba o pedido de desculpas da senhora em nome dos condôminos.

Para reforçar o pedido da maioria, para que seja atendido com brevidade, encaminhamos junto a esse documento duas folhas numeradas e assinadas por todos.

Caso a srª deseje conversar com algum representante desse abaixo-assinado, tem à disposição o condômino srº Francisco Soares Cuoco Maduro, contatável pelo telefone (00) 00000-0000.

Salvador, 25 de abril de 2019.

Andreia Silveira

Ana da Paixão

Beatriz Cerqueira

Bruna Diniz

Camila Conceição

Diego Camões

Diego Pimentel

Eneida Freitas

Francisco Maduro

Gisele Kirk

 

Resumo sobre abaixo ou a baixo

  • Abaixo e a baixo existem na gramática;
  • São palavras homônimas;
  • Abaixo é advérbio de lugar;
  • A baixo é a formação da preposição “a” + o substantivo “baixo”;
  • A baixo não pode ser craseado;
  • Abaixo é sinônimo de “embaixo”;
  • A palavra “abaixo” é usada para compor os nomes abaixo-assinado e abaixo assinado;
  • Tanto abaixo-assinado como abaixo assinado são formas corretas e aceitas;
  • Abaixo-assinado é um tipo de documento coletivo direcionado a alguém com poder de decisão;
  • Abaixo assinado é o termo usado para referir-se à pessoa que assinou algum documento.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.