Dentro do mundo da numismática se entende que algumas moedas especiais naturalmente possuem valores diferenciados. Isso acontece porque estamos falando de exemplares que geralmente possuem tiragens menores dentro do mundo monetário nacional.
Quando o Banco Central (BC) lança uma nova moeda especial, essa peça já parte de um nível de curiosidade maior em comparação com as demais. Mas para além disso, também é importante destacar que essas peças são lançadas em menor número, o que costuma animar ainda mais os colecionadores.
Como as tiragens são menores, é natural imaginar que é mais difícil encontrar essas peças mesmo em trocados no comércio, por exemplo. Por isso, no final das contas os exemplares acabam sendo vendidos por preços ainda mais interessantes.
Recentemente, o BC lançou uma moeda de 1 real que faz homenagem aos 30 anos do Plano Real. Essa peça se junta a uma série de outros exemplares que foram lançados em anos anteriores.
Em todos os casos, essas moedas fazem uma homenagem a uma personalidade, ou a um momento histórico específico.
Abaixo, você pode conferir a lista completa e atualizada de moedas de 1 real especiais:
É importante destacar, no entanto, que nem sempre uma moeda comemorativa é necessariamente valiosa. É preciso esperar para entender se o exemplar que você tem em mãos vale a pena, ou se é mais interessante guardá-lo por mais um tempo.
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.