Economia

Atualização de dados causou instabilidade no aplicativo Caixa Tem

O acúmulo de atualização da base de dados provocou instabilidade no aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação das contas poupança digitais criadas para receber o pagamento do auxílio emergencial e os saques especiais do FGTS. De acordo com o vice-presidente de tecnologia da Caixa, Cláudio Salituro, as atualizações foram encerradas e o aplicativo se normalizará ainda nesta quinta-feira.

O vice-presidente informou que, assim como ocorre em todos os bancos, o aplicativo atualiza as bases de dados todas as noites, consumindo dados no sistema da instituição financeira. Com o processamento de folhas de pagamentos do serviço público federal de alguns estados e municípios e de empresas privadas, o tempo da atualização aumenta no último dia de cada mês e no primeiro dia do mês seguinte. Dessa forma, o processo que deveria ocorrer apenas à noite, é prolongado até o início da tarde do dia seguinte.

O banco também atualiza as bases de dados das contas digitais, provocando congestionamento no aplicativo. A fila de espera, de um minuto, estendeu-se para uma hora desde segunda-feira (1º).

“Nesse fim de mês, tivemos uma [atualização] mensal muito grande por causa do processamento das folhas de pagamento de governo, do setor privado e de todas as bases de dados que precisam ser atualizadas a cada mês. Quando esse fenômeno acontece no meio de uma semana, não temos o que a gente chama de reação do fim de semana para o processamento. Então existe um consumo excessivo de dados e de equipamentos”, explicou Salituro.

Clientes da Caixa têm relatado lentidão nos sistemas do banco há dois dias. Na última terça-feira (30), o site do banco também enfrentou uma instabilidade. No entanto, a instituição alegou que ações de melhorias no sistema estavam sendo feitas para dar conta do aumento no número de acessos simultâneos.