Wi-Fi: Quem criou a conexão de Internet sem fio?

Você pode ter presumido que os termos “Wi-Fi” e ” Internet ” significavam a mesma coisa. Eles estão conectados, mas não são intercambiáveis.

O que é Wi-Fi?

Wi-Fi é a abreviatura de fidelidade sem fio. Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite que computadores, alguns smartphones, iPads, consoles de jogos e outros dispositivos se comuniquem por meio de um sinal sem fio.

Da mesma forma que um rádio pode sintonizar o sinal de uma estação de rádio através das ondas aéreas, seu dispositivo pode captar um sinal que o conecta à Internet pelo ar. Na verdade, um sinal Wi-Fi é um sinal de rádio de alta frequência.

E da mesma forma que a frequência de uma estação de rádio tem regulamentação, os padrões para wi-fi também. Todos os componentes eletrônicos que constituem uma rede sem fio – seu dispositivo ou roteador, por exemplo – são baseados em um dos padrões 802.11 que foram definidos pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers e pela Wi-Fi Alliance.

A aliança Wi-Fi registrou o nome Wi-Fi e promoveu a tecnologia. A tecnologia também é conhecida como WLAN, abreviação de rede local sem fio. No entanto, o Wi-Fi definitivamente se tornou a expressão mais popular usada pela maioria das pessoas.

Como funciona o Wi-Fi

O roteador é a peça-chave do equipamento em uma rede sem fio. Apenas o roteador está fisicamente conectado à Internet por um cabo Ethernet. O roteador então transmite o sinal de rádio de alta frequência, que transporta dados de e para a Internet. O adaptador em qualquer dispositivo que você esteja usando pega e lê o sinal do roteador e também envia dados de volta para o roteador e para a Internet. Essas transmissões são chamadas de atividade upstream e downstream.

O Inventor do Wi-Fi

Depois de entender como existem vários componentes que fazem o Wi-Fi, você pode ver como seria difícil nomear um único inventor.

Primeiro, você precisa examinar o histórico dos padrões 802.11 (frequência de rádio) usados para transmitir um sinal Wi-Fi gratuito. Em segundo lugar, você precisa examinar o equipamento eletrônico envolvido no envio e recebimento de um sinal sem fio. Não é de surpreender que haja muitas patentes conectadas à tecnologia Wi-Fi, embora uma patente importante se destaque.

Vic Hayes recebeu a alcunha “pai do Wi-Fi” porque presidiu o comitê IEEE que criou os padrões 802.11 em 1997. Antes mesmo que o público ouvisse falar da rede sem fio, Hayes estabeleceu os padrões que o tornariam viável. O padrão 802.11 se estabeleceu em 1997. Posteriormente, melhorias na largura de banda da rede adicionaram-se aos padrões 802.11.

Isso inclui 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n e mais. Isso é o que as letras anexadas representam. Como consumidor, o mais importante que você deve saber é que a versão mais recente é a melhor em termos de desempenho. Portanto, esta é a versão com a qual você deseja que todos os seus novos equipamentos sejam compatíveis.

E então,

Leia também – Tecnologia: Descubra e evolução dos computadores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.