Veja lista de sociólogos brasileiros que você precisa conhecer

Em avaliações como a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter amplo conhecimento em diversas áreas do saber é indispensável, principalmente quanto às questões sociais. Por esse motivo, apresentamos uma lista de sociólogos brasileiros que você precisa conhecer para ampliar seu conhecimento.

Um repertório sociocultural é fundamental para o participante conseguir uma boa nota da competência 2 da redação. Nesse sentido, o repertório dever ser legitimado, além de relevante ao tema.

Nada melhor que apoiar a argumentação em trabalhos e citações de cientistas, certo? Confira abaixo.

Grandes sociólogos brasileiros

Florestan Fernandes

Professor, sociólogo e político, Florestan Fernandes (1920-1995) é um dos nomes mais importantes da pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina.

O cientista publicou mais de cinquenta obras e a ele é atribuído a transformação do pensamento social no país. Assim, pode-se dizer que Florestan estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, com rigor analítico e crítico.

Florestan Fernandes foi também orientador de muitos sociólogos importantes, como , por exemplo, Fernando Henrique Cardoso.

Gilberto Freyre

Autor da importante obra Casa-Grande & Senzala, um dos livros mais influentes no estudo das humanidades do Brasil, o pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) se formou no exterior.

O diplomata foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor, além de ser considerado um dos maiores sociólogos brasileiros do século XX, principalmente pelo debate sobre a formação sociocultural do país.

Freyre foi vencedor de diversos prêmios, entre eles o Machado de Assis e o Jabuti.

Antonio Candido

Além de sociólogo, Antonio Candido (1918-2017) foi um dos mais importantes críticos literários da história do Brasil.

O professor foi vencedor de importantes prêmios da língua portuguesa, como o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões. Candido é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do país, tendo formado gerações de estudiosos da literatura e sociólogos no Brasil.

Uma das suas obras mais importantes é o livro Formação da literatura brasileira.

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso (1931) é um dos sociólogos mais conhecidos e respeitados pelos brasileiros, principalmente por ter sido presidente do Brasil duas vezes.

Além de ex-presidente, FHC atuou também como senador e ministro da Fazenda e das Relações Exteriores. O sociólogo é professor e pesquisador na USP, além de já ter trabalhado em universidades de diversos países.

Sua obra acadêmica é ampla e conhecida, especialmente por suas teorias sobre o desenvolvimento econômico e social das nações.

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro (1922-1997) nasceu em Minas Gerais e se formou em antropologia. Em sua carreira, o pensador defendeu principalmente a escola pública e se voltou também aos indígenas brasileiros, tendo produzido diversas obras sobre o desenvolvimento e história dos povos latino americanos.

Foi também ministro da Educação e realizou profundas reformas na educação, além de ter sido o responsável, delegado pelo presidente Juscelino Kubitschek, pelo planejamento da Universidade de Brasília.

Em 1992, o antropólogo foi eleito como membro da Academia Brasileira de Letras.

Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário.

Clique aqui para acompanhar mais dicas para a sua redação.
Veja também:
Atualidades: Três podcasts para você se informar.
Dicas para desenvolver uma boa argumentação na redação do Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/dicas-de-5-filosofas-para-citar-na-sua-redacao-do-enem/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.