Saneamento Básico: Filmes que debatem o assunto

O tema saneamento básico tem ganhado cada vez mais espaço no debate público em escala mundial, sobretudo em países subdesenvolvidos que sofrem com a falta de estrutura. 

Desse modo, o assunto tornou-se frequente em vestibulares, concursos públicos e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e por isso vale a pena ficar ligado nas dicas de filmes e documentários que abordam o tema. 

Ademais, estudar por meio de filmes e documentários é uma maneira alternativa para preparar-se para as novas avaliações que estão por vir, veja! 

Dicas de filmes sobre Saneamento Básico no Brasil

Selecionamos dicas de filmes e documentários sobre Saneamento Básico que poderão auxiliar nos estudos para futuras avaliações, acompanhe!

A Realidade do Saneamento Básico no País

O documentário mostra imagens de cidades brasileiras e demonstra a dura realidade do país no fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos. 

O filme conta com a presença de escritores, esportistas que possuem conhecimentos em temas ligados ao saneamento básico e os problemas que o povo brasileiro enfrenta. 

 A Luta Pelo Básico – Saneamento Salvando Vidas

O documentário busca demonstrar a importância da água e do esgotamento sanitário em locais que antes não recebiam esse serviço. 

O filme demonstra como o acesso a esses serviços podem mudar a vida das pessoas, aumentando a saúde em vários aspectos e o bem-estar social. 

Saneamento Básico – O Filme

O filme conta a história de moradores de Linha Cristal, um pequeno vilarejo de descendentes de italianos na Serra Gaúcha. Eles acabam se reunindo para decidir a construção de uma fossa para tratamento de esgoto, fundamental para o saneamento básico da região. 

A prefeitura reconhece a necessidade da obra, contudo, não dispõe de fundos para realizá-la até o final do ano. No entanto, a prefeitura possui 1o mil reais para produção de um vídeo. 

Essa verba foi repassada pelo governo federal, e caso não seja usada, terá de ser devolvida. Desse modo, tem-se a ideia de usar a verba para realizar a obra e desenvolver o vídeo. 

No entanto, para conseguir retirar o dinheiro, deve-se apresentar um projeto e roteiro de vídeo, além disso ele deve ser fictício. 

E então? Gostou das dicas de filmes sobre saneamento básico?

Não deixe de ler também – 4 documentários sobre o meio ambiente

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.