Profissões que ganharam destaque com a pandemia

Os impactos da pandemia da covid-19 na economia foram sentidos em todo o mundo, principalmente em países como o Brasil, que já estava com a economia em declínio. Enquanto as áreas como saúde e tecnologia tiveram destaque, outros setores tiveram um enorme prejuízo. Apesar disso, foi possível identificar algumas funções que têm se mostrado valorizadas durante o contexto de pandemia. 

De olho no mercado

O surgimento repentino da covid-19 e a imposição do isolamento social obrigaram os profissionais a se adaptarem a novas demandas. Nesse cenário, os protagonistas são sem dúvidas aqueles que estão na  linha de frente de combate ao coronavírus. Desde o início de 2020, milhares deles estão em campo atuando todos os dias no tratamento, na prevenção e cura dessa doença.

Assim, esses profissionais têm sido fortes e se reinventado em meio ao caos social e ao colapso do sistema de saúde. Por outro lado, há ainda os técnicos de laboratório e biomédicos, que trabalham na criação de vacinas e outros métodos contra a doença.

Outra área que ganhou destaque com a pandemia foi a psicologia organizacional. Devido ao isolamento social, diversos problemas emocionais foram intensificados e sentimentos como estresse e ansiedade começaram a ser recorrentes em muitas pessoas. Portanto, os psicólogos têm atuação crucial para a redução dos danos do home office e de outras restrições impostas pelo vírus.

Por fim, há ainda o mercado de e-commerce também cresceu muito nos últimos meses. Como a maioria do comércio físico fechado, as empresas e lojas virtuais saíram na frente e tiveram a maior alta de vendas dos últimos 25 anos. A grande procura por produtos no meio virtual abriu uma brecha para os profissionais ligados à área de logística e vendas digitais que vem atuando de modo decisivo no mercado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.