Pandemia e vestibular: Entenda como o assunto pode ser cobrado

Os vestibulares geralmente costumam cobrar em suas provas os assuntos e as questões contemporâneas da sociedade. Sem dúvidas, um marco do ano de 2020 foi a pandemia da covid-19. Desse modo, por ser um assunto que afeta a sociedade a economia de todo o mundo, a pandemia figura entre os possíveis temas a serem cobrados.

Para se sair bem em um exame é preciso estar por dentro das notícias e ter um conhecimento sólido sobre o assunto abordado. Assim, é possível desenvolver argumentos sobre o tema com lógica e coerência. Então, para aprofundar os conhecimentos sobre pandemias, veja abaixo algumas informações importantes para considerar no seu vestibular.

Um breve panorama histórico sobre pandemias

Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a crise da covid-19 não foi a primeira situação de surto pandêmico. Há dois importantes acontecimentos de mesma natureza que marcaram a história da humanidade: a Peste Negra de 1347 e a Gripe Espanhola de 1918.

A Peste Negra foi uma doença que se espalhou devido a expansão das rotas comerciais que ligavam a Ásia e a Europa. Por meio dessas rotas se dava o comércio de seda, característico dos séculos finais da Idade Média. No entanto, a falta de saneamento, a forte circulação de pessoas e o processo de urbanização desenfreado, sobretudo nos países da Europa, resultou na disseminação de doenças; uma delas era a Peste Negra.

No caso da Gripe Espanhola, houve uma situação um tanto semelhante. O contexto da Primeira Guerra Mundial, com a forte movimentação de soldados e as condições precárias de higiene nas zonas de guerra desenvolveram o ambiente necessário para o surgimento desta enfermidade. Assim, estima-se que ela tenha surgido nos Estados Unidos, por volta de 1917, com as desmobilização das tropas e a libertação de centenas prisioneiros e refugiados.

Ainda falando sobre saúde, um assunto que pode ser abordado é a Revolta da Vacina, de 1904. Esse movimento teve início no Rio de Janeiro, quando a criação da lei de vacinação obrigatória deu início a uma forte manifestação popular contrária ao fato da vacina ser obrigatória para a população.

Esses são alguns fatos históricos sobre pandemias pode fazer toda a diferença na hora da prova, então pesquise sobre eles para mandar bem no seu exame de vestibular.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.