Outubro Rosa: História e números do câncer de mama no Brasil

Milhares de mulheres anualmente são diagnosticadas com câncer de mama. Além disso, homens também fazem parte da estatística.

A prevenção, de acordo com os médicos, assim como o a descoberta precoce são os melhores meios de aumentar as chances de cura.

A luta contra a doença ganhou um mês só para ela. Sendo assim, o Outubro Rosa tornou-se um símbolo da conscientização de que é preciso realizar os exames com regularidade.

rata-se de um tema que poderá ser cobrado em vestibulares, assim como no ENEM. Por isso, vale muito a pena ficar por dentro desse assunto. 

História do Outubro Rosa

Com um número alto para uma doença que pode ter tratamento se descoberta de forma precoce, surgiram campanhas para conscientizar a população sobre o câncer de mama.

Um deles foi o Outubro Rosa com o objetivo de chamar a atenção da população feminina para essa doença, assim como, a extrema necessidade de realizar exames rotineiros que consigam identificar o câncer de mama cedo. 

O movimento surgiu nos Estados Unidos com medidas isoladas que visava alertar as pessoas a respeito do câncer de mama no mês de outubro. 

Desse modo, em 1997 o Congresso Americano resolve estabelecer o mês de outubro como o mês de prevenção para essa doença. Porém o movimento ganhou tanta força e proporção que acabou espalhando-se pelo mundo todo. 

O símbolo da campanha é o laço rosa, elaborado pela Fundação Susan G. Komen nos anos 90 e distribuída durante uma maratona pela cura do câncer na cidade de Nova Iorque. 

Outra manifestação bastante comum durante o mês é a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. O ato é importante para lembrar a população da importância das medidas preventivas. 

No Brasil

Por aqui, em território brasileiro, a primeira manifestação em apoio ao movimento aconteceu em 2002 no Obelisco do Parque do Ibirapuera em São Paulo contemplado por uma bela iluminação rosa.

Depois disso, a campanha ficou conhecida em todo Brasil e se consolidou em 2008 quando houve a participação de milhares de municípios. 

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer o Brasil tem uma estimativa para 2020 de 66.280 novos casos de câncer de mama, sendo que em 2018 próximo de 18 mil mulheres morreram de câncer de mama aqui. 

Informações relevantes sobre o câncer de mama

  • O câncer de mama também pode atingir homens, apesar de ser bem raro. 
  • O câncer pode mudar o aspecto da pele da mama, além de sair secreção do mamilo, percebendo qualquer sintoma diferente, procure um médico. 
  • O autoexame nem sempre trará a certeza que a pessoa está saudável, por isso, procure ajuda especializada para realizar o exame médico de forma periódica. 
  • A mamografia é um dos exames mais confiáveis para detectar o câncer de mama. Recomenda-se principalmente para mulheres acima dos 40 anos. 
  • Quando descoberto precocemente as chances de curas são maiores
  • Alguns fatores como o uso abusivo de álcool e cigarro, maternidade tardia, são fatores de risco para aumentar as chances de desenvolvimento da doença 
  • Dentre as medidas para prevenir a doença, estão a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso. 

Leia também – Atualidades: Causas e consequências da obesidade infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.