Intercâmbio estudantil: Entenda sua importância 

Muitas pessoas têm o sonho de estudar em outro país em alguma etapa da sua vida. E por isso o intercâmbio estudantil teve um aumento na demanda nas últimas décadas, igualmente com a busca por empregos no exterior. 

Em relação aos brasileiros um relatório da OCDE “Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico” de 2019, revela que Portugal é a nação que mais recebe brasileiros, só em 2017 foram quase 12 mil. 

Em seguida, países como Espanha e Estados Unidos também registraram aumento no fluxo migratório. Ou seja, muitos indivíduos buscando oportunidade em outras nações. 

Ademais, muitas dessas pessoas buscam uma graduação, MBA ou outro curso superior para voltar ao Brasil logo após sua formação. Contudo, outra parcela pretende qualificar-se em outro idioma ou algum curso da área. 

Em síntese, realizar um intercâmbio estudantil está valorizando demais o currículo. Acompanhe o post e conheça mais sobre suas vantagens! 

Intercâmbio Estudantil: Aprenda de vez outro idioma

O intercâmbio estudantil tornou-se um diferencial para que o indivíduo aprenda de uma vez outro idioma. Trata-se de uma vantagem muito importante nos dias de hoje em meio a um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. 

Dentre os diversos desafios, a questão da sobrevivência em outro país, irá desafiar o aprendizado imediato da língua. 

Cursos de qualidade

A qualidade encontrada em outros países surpreende muitos brasileiros. Por aqui, é do conhecimento de boa parte da população os desafios e obstáculos para conseguir se aprimorar satisfatoriamente em boas escolas ou cursos. 

Desse modo, vale muito a pena qualificar-se em instituições de excelência. A saber, na Inglaterra quatro das melhores universidades do mundo oferecem chances para estrangeiros, incluindo os brasileiros. 

Crescimento profissional

A qualificação acadêmica em outra nação aumenta a qualidade do currículo, melhorando os resultados para a carreira. 

Em síntese, apenas por aprimorar o aprendizado em outro idioma, seu currículo automaticamente fica valorizado no mundo corporativo, principalmente empresas brasileiras. 

Além disso, a experiência no intercâmbio estudantil deixa o currículo diferenciado em relação aos de outros candidatos.

Independência e proatividade

Outro diferencial na realização do intercâmbio estudantil, engloba o crescimento pessoal. Ou seja, residir em outro país significa adquirir independência. 

Em resumo, no dia-a-dia, você deverá tomar decisões, resolver problemas e administrar sua situação financeira em boa parte dos casos. 

Maturidade e auto confiança

Todas as qualidades que citamos acima te proporcionarão um bom amadurecimento após o intercâmbio. Além disso, irá se tornar um indivíduo mais preparado para os desafios da vida. 

Por fim, irá adquirir autoconfiança para enfrentar melhor os problemas, aumentando sua capacidade em situações adversas, no aprendizado de coisas novas, assim como relacionar-se com culturas diferentes. 

E então, gostou de saber as qualidades do intercâmbio estudantil?

Não deixe de ler também – 50 universidades de Portugal que aceitam a nota do ENEM

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.